quarta-feira, 13 de março de 2013

A eleição do Papa,por Júlia Ribeiro


Este assunto, que ocupa grande parte dos noticiários de televisão e rádio, bem como as primeiras páginas dos jornais nacionais e estrangeiros, fez-me recordar um episódio aquando da eleição do cardeal Roncalli para Papa, a 28 de Outubro de 1958.  Era o começo do ano académico em Coimbra e, por essa altura os estudantes de cada Faculdade organizavama sua “Latada”.
 (As “Latadas” eram cortejos em que os caloiros levavam cartazes com piadas aos Profs., à cidade, às autoridades, aos governantes e a Salazar. Como é óbvio, a pide não deixava passar muitas dessas piadas).
Pois nesse longínquo ano de 1958, em que o Cardeal Roncalli foi eleito Papa – tomou o nome de João XXIII –  sem dúvida o maior Papa do século passado, uma das piadas da “Latada” da Faculdade de Letras  era a seguinte :
O Ronca ali morreu pr´ó  mundo, o Ronca aqui não há maneira !!! “
Claro que o “Ronca aqui” era Salazar, mas a pide não percebeu a piada e deixou passar o cartaz.
Parece que o autor foi o saudoso amigo Assis Pacheco que, entre muitas outras qualidades, tinha um fino sentido de humor.
(Conto este episódio na biografia do Assis:”Trabalhos e paixões de Fernando Assis Pacheco”, escrita por Nuno Costa Santos).

Leiria, 11 de Março de 2013
Júlia Ribeiro

10 comentários:

  1. Tem muita graça. Salazar era realmente o «Ronca aqui»!!

    ResponderEliminar
  2. Dizem que quando o cardeal Pacelli foi nomeado Papa Pio XII em portugal diziam se este foi pá shell o nosso Cerejeira há muito que está na Sacor
    Par os mais novos isto deve ser chinês ou latim popular.
    Shell era a maior petroleira do mundo e a SACOR transfomou-se na GALP.
    Cerjeira,amigo do botas, era cardeal.
    3I

    ResponderEliminar
  3. Já me ri muito com a piada do RONCA AQUI e com a da SHELL e da SACOR .

    Obrigada à Julia Ribeiro e ao 3I.

    Ana Sofia

    ResponderEliminar
  4. São memórias destas que não nos deixam apagar da memória episódios cinzentos da nossa história, onde sempre, felizmente, se conseguia tirar algum sumo de humor.
    Uma pérola.
    Obrigada Júlia Ribeiro.

    ResponderEliminar
  5. Se não fosse este lado dos Portugueses de fazerem piadas e anedotas de tudo, já não aguentavamos tanta austeridade, tantos cortes, tanta miseria e tantos politicos corrutos que não somos capazes de exportar. Em vez deles estamos a exportar jovens com cursos superiores. Não é uma tristeza?

    ResponderEliminar
  6. Esta história contou-ma um primo meu que anda por Lisboa a fazer pela vida, mas não faz, não é rato nem jotinha nem ajudante de missa nem andou no seminário de bragança, compra os best selleres COMO GANHAR DINHEIRO SEM TRABALHAR e outros que tais e nada, chapéu, o gajo não nasceu pra sacana, é filho de boa cepa, mas vamos à historia que ele me contou, que ouviu na mufla, um bar de enfastiados mesmo em frente à assembleia. Andava o relvas com o ex-papa a passear pelos jardins do paraíso, vulgo vaticano, quando se ouviu um burburinho do catantcho no meio dos turistas crentes.O dito Relvas meteu dois dedos à boca,com um assobio apareceram dois guarda-costas, um guarda-frente e dois guarda-lados Que porra de chinfrim é esse? Tão todos a perguntar quem é o geadas/cota, vestido de branco, que está consigo.AH, Ah, ah, julgam quisto é a praça lá da tua vila oh meu!?
    Foi assim que ele me contou. HABEBUS estória.No dia que despedirem o Relvas há uma quebra de audiências no facebook pior que a crise do sporting
    Aparador de relva na Luz

    ResponderEliminar
  7. A alternativa a São Bento sempre foi Campanhã.
    Pinto da C.

    ResponderEliminar
  8. Não estou pra risos mas isto tá demais, pá.

    O melro

    ResponderEliminar
  9. Habebus Papam, chama-se Francisco I e é jesuíta(!?)
    Pergunto à escritora,pode um jesuíta ser franciscano?
    Xico esperto não será.Passou pela ditadura dos Vilelas actuando pela doutrina da libertação ou assobiou para os lados?
    In Papus de aranha

    ResponderEliminar
  10. Tentando responder ao Anónimo de 13 de Março, às 23:42, aqui está uma súmula do que consegui apurar. O novo Papa não aprova a "Teologia da Libertação", mas nem sempre assobiou para o lado. Os leitores formarão a sua opinião.
    Queira desculpar a demora, mas tive netos a cuidar.


    Papa Francisco

    Pobreza e desigualdade
    Jorge Mario Bergoglio, que vivia num apartamento austero ao lado da catedral de Buenos Aires e andava de autocarro, já várias vezes fez declarações contundentes sobre a crise económica argentina. Em Agosto do ano passado, conclamou os argentinos a " indignarem-se contra a injustiça de que pão e trabalho não chegam a todos".

    O novo Papa também já se referiu muitas vezes ao que chama de “dívida social imoral e injusta". Afirmou mesmo: "Não são apenas o terrorismo, a repressão, os assassinatos que violam os direitos humanos, mas também condições de extrema pobreza e estruturas económicas injustas, que geram grandes desigualdades” .

    É também próximo do movimento conservador religioso Comunhão e Libertação, que contou com o apoio de João Paulo II e Bento XVI, para revitalizar a fé entre os jovens.

    Casamento de homosexuais
    O Papa Francisco é, historicamente, um forte opositor do casamento entre pessoas de mesmo sexo e à legalização do aborto
    Poucos dias antes de a Argentina aprovar um projeto de lei permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo, Bergoglio redigiu uma carta de repúdio em que dizia “Não sejamos ingênuos. Não se trata de uma simples luta política, mas a intenção de destruir os planos de Deus”.

    O Papa Fransciso também já disse considerar a adopção, por gays, uma “forma de discriminação” às crianças.

    Ainda que seja contra o uso de contraceptivos, mesmo no caso de prevenção de doenças venéreas, o Papa Francisco já mostrou compaixão com pessoas que contraíram o vírus do HIV, durante uma visita a um hospital, em 2001. Aí, lavou e beijou os pés dos pacientes com SIDA.

    Aborto: em nenhuma circunstância
    Repudia totalmente o aborto, mesmo em caso de estupro. Em setembro de 2012, quando a Suprema Corte regulamentou o aborto em Buenos Aires, o cardeal Bergoglio afirmou que a decisão era “lamentável”. Lembrou, também um documento publicado na Conferência Episcopal argentina: “Aborto nunca é solução”.

    Baptismo de filhos de mães solteiras
    Considerado um grande evangelizador, o Papa Francisco já criticou os padres que se negam a baptizar os filhos de mães solteiras. “Há padres que fazem isso pois as crianças não foram concebidas na santidade do matrimônio. Hoje, esses são hipócritas. Afastam os fiéis. Querem separar o povo de Deus da salvação. Imaginem a pobre menina que, em vez de mandar de volta a criança aos céus, teve coragem de trazê-la ao mundo e depois, ter de peregrinar de igreja a igreja para conseguir o baptismo”.

    (Fontes: várias, Internet)

    Abraço aos comentadores
    Júlia Ribeiro

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.