sexta-feira, 15 de março de 2013

CAVACO EM MONCORVO

O Presidente da República, Cavaco Silva, acabou por cumprimentar as pessoas que o esperavam em Torre de Moncorvo, depois de ao início da manhã ter provocado alguma desilusão por não ter passado na Praça Central.
Cavaco Silva iniciou esta manhã uma visita ao Nordeste Transmontano na vila que se encontra em festa e onde era aguardado por algumas dezenas de pessoas na praça central que pretendiam apenas ver e cumprimentar o chefe de Estado, mas, à chegada, fez um percurso alternativo e não se cruzou com a população.
No fim da visita a Torre de Moncorvo, Cavaco Silva acabou por dirigir-se à Praça Central, onde passeou entre a população.
Se num momento inicial ouviu alguns assobios e vários «vai para casa», mais à frente recebeu aplausos e escutou de várias vozes «lindo», à medida que ia passando.
«Tal e qual como na televisão», foi a observação de um grupo de idosas, que conseguiu cumprimentar o Chefe de Estado, depois de garantir a um segurança: «Não tenha medo».
O chefe da Casa Civil de Cavaco Silva recebeu uma carta aberta a «mostrar indignação com o que se passa no país», que os sindicatos de Bragança pretendiam entregar ao Presidente.
À espera da visita de Cavaco Silva a Torre de Moncorvo estavam elementos da União dos Sindicatos de Bragança, concretamente do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL).
Cavaco Silva fez marcha-atrás na decisão inicial, tomada à chegada a Torre de Moncorvo. O Presidente da República não se cruzou esta sexta-feira com a população e sindicatos, fazendo um caminho alternativo à multidão para se deslocar de automóvel dentro vila transmontana.
Cavaco Silva iniciou esta manhã uma visita ao Nordeste Transmontano na vila que se encontra em festa e onde era aguardado por algumas dezenas de pessoas na praça central que pretendiam apenas ver e cumprimentar o chefe de Estado.
Na altura, entre os presentes os desabafos eram unânimes: «não ficou bem não ter cumprimentado a população», ouvia-se de uma idosa que garantia: «a população de Moncorvo é um, povo pacífico, nem seria necessária segurança», conta a Lusa.
TEXTO  E FOTOS DA TVI
VEJA OS VIDEOS EM:
TVI

3 comentários:

  1. Orlando Félix escreveu:As gentes de Moncorvo são pacíficas Sr. Presidente.

    ResponderEliminar
  2. Maria Da Conceição Serra escreveu: Somos todos demasiado pacíficos,Orlando Félix!!!

    ResponderEliminar
  3. O chefe de Estado participará em dez cerimónias e visitas ao longo desta sexta-feira em três dos concelhos mais isolados do distrito de Bragança, os de Torre de Moncorvo, Vila Flor e Carrazeda de Ansiães.

    Cavaco Silva inicia este périplo em Torre de Moncorvo com uma passagem pela igreja da Misericórdia e inauguração do Museu de Arte Sacra, seguida de uma visita à exposição deste equipamento cultural.

    Durante a manhã, em Torre de Moncorvo, visita ainda o Centro de Memória e participa na apresentação da reedição da monografia Torre de Moncorvo Município Tradicional.

    O Presidente da República segue para Vila Flor, onde, à hora de almoço visita a Sousacamp, na freguesia de Benlhevai, uma das maiores produtoras nacionais de cogumelos em estufa com cinco unidades espalhadas pelo Norte de Portugal (Benlhevai, Paredes e Vila Real) e Espanha.

    A empresa criada há mais de duas décadas por empresários locais é responsável por cerca de 400 postos de trabalho, mais de uma centena dos quais na unidade de Vila Flor.

    A manhã termina com uma passagem pelo Santuário de Nossa Senhora da Assunção e, depois de almoço, o Presidente da República vai conhecer a Unidade de Cuidados Continuados Integrados deste concelho transmontano, que foi pioneiro neste serviço disponível há cerca de 15 anos por iniciativa da Misericórdia local.

    Depois de uma visita a um museu local, o chefe de Estado segue para a empresa Frucar, em Carrazeda de Ansiães, uma organização de produtores de maçã, responsável pela maior parte das "dez a 12 toneladas" de produção anual, que "representam aproximadamente 2,5 milhões de euros anuais".

    O concelho transmontano tem 550 hectares de pomares e o setor tem vindo a registar uma nova dinâmica agrícola e algum rejuvenescimento, com jovens a apostarem na fruticultura e os produtores já instalados a aumentarem a área de produção.

    Ainda em Carrazeda de Ansiães, Cavaco Silva ficará a conhecer a iniciativa da autarquia local para atrair turistas ao concelho, o Circuito Turístico do castelo de Ansiães e do Douro.

    O Presidente da República termina a jornada no Nordeste Transmontano com uma visita, no final da tarde, ao castelo de Ansiães.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.