quarta-feira, 20 de março de 2013

Cerejais - Antecipando a Primavera

Foto A.F.F.M.

3 comentários:

  1. Freguesia de Cerejais

    Área da freguesia: 16 km.

    População residente: 247 hab.

    Aldeias anexas: não tem

    Distância à sede de concelho: 7 km.

    Património cultural e edificado: Igreja Matriz, Santuário do Coração de Maria, Capela de S. Sebastião, Cruzeiro e Alminhas.

    Locais a visitar: Quinta Branca, Atalaia das Inculcas, miradouros do Calvário e da Loca, Igreja Matriz, Santuário do Coração de Maria, Alminhas e Cruzeiro.

    A aldeia de Cerejais está situada num planalto, donde se avista uma impressionante paisagem de povoações dispersas pelo horizonte e que fica sobranceiro ao rio Sabor.

    O topónimo é conhecido desde o século IX, com as variantes Ceresales, Cersares e Cersales, que aparecem registadas na Portugaliae Monumenta Historica. A origem do nome está relacionada com a existência de uma grande quantidade de cerejais ou de cerdeiros.

    Com a agricultura como principal actividade económica destaca-se a produção de azeite, assim como a de amêndoa e centeio.

    É aqui que se encontra o Santuário de Cerejais, o qual atrai ao longo do ano um grande número de fiéis, que aí se deslocam no cumprimento de promessas ou simplesmente por devoção religiosa. O ponto alto é a Festa em honra de Nossa Senhora de Fátima, no último domingo de Maio, que atrai um grande número de fiéis.
    http://www.cm-alfandegadafe.pt/freguesias/27

    ResponderEliminar
  2. É caso para dizer que as andorinhas não se descuidaram a preparar a casa. Tanto labor! Tanta ternura!
    Inteligente Natureza!!

    Júlia

    ResponderEliminar

  3. "Deus quer estabelecer no Mundo a devoção ao meu Imaculado Coração"- segundo a tradição estas foram as palavras proferidas por N.Sra.de Fátima em 1917, e gravadas na pedra rústica da torre, tendo sido o ponto de partida para a construção do Santuário. Em 1962 foi inaugurada a torre, em 1964 a Via Sacra e Calvário e em 1967 os 15 Mistérios do Rosário, esculpidos em pedra.

    É considerado "altar lateral" da Cova da Iria. Permite que os devotos de N. Sra., sem possibilidades de se deslocarem a Fátima, encontrem aqui o seu local de peregrinação.

    O último Domingo de Maio, a encerrar o mês de Maria, é o dia de maior afluência.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.