domingo, 7 de abril de 2013

Jose Mendes Matos, o santeiro de Vila Franca das Naves














FOTO A.F.F.M.

1 comentário:

  1. ila Franca das Naves

    É nesta freguesia, na portela de Vila Franca das Naves, justamente na linha divisória de águas vertentes ao Mondego e ao Côa, que finda o edifício tectónico da Beira-Douro.

    Como ponto de grande importância estratégica, local obrigatório de passagem entre o Côa e o Vale do Mondego, Vila Franca conheceu o roubo, a destruição e a tragédia provocadas pelas guerras da Independência e da Restauração e pelas invasões francesas. Até a cólera, em 1885, resolveu atacar a freguesia, reduzindo a sua população a um terço.

    Inicialmente denominada Vila Franca, mais tarde Vila Franca do Conde, a sua igreja, no arrolamento de 1321, foi taxada com uma importância que, de entre todas as igrejas do actual concelho, apenas era inferior à de Santa Maria de Guimarães, na vila.

    Dia marcante para a freguesia foi o 10 de Agosto de 1882, quando o comboio, transportando a família real, aqui chegou pela primeira vez. E como disse o abade de Miragaia, “ali se formará com o decorrer do tempo um povoado importante”, o que veio realmente a acontecer.

    Localização: Vila Franca das Naves está situada nas abas da Serra do Penedo Gordo, na E.N. 226, a 16 km da Sede do Concelho


    Área: 10,75 km²

    População: 1097 habitantes

    Anexas: Não tem

    Património: Igreja Matriz e Capela de Nossa Senhora da Boa Esperança

    Actividades Económicas: Agricultura, pecuária, panificação, serralharia e construção civil, vitivinicultura e pequeno comércio

    Orago: Nossa Senhora dos Prazeres

    Festividades: Nossa Senhora da Boa Esperança (15 de Agosto)

    Feiras: S. Martinho (anual, 11 de Novembro), S. José (anual, 19 de Março) e S. Pedro (29 de Junho)

    Colectividades: Associação Cultural e Desportiva de Vila Franca das Naves
    http://www.cm-trancoso.pt/concelho/freguesias/Paginas/VilaFrancadasNaves.aspx

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.