terça-feira, 23 de julho de 2013

MONCORVO - Assembleia Municipal : Proposta

ESTRADA DE LIGAÇÃO À BARRAGEM DO BAIXO SABOR

PROPOSTA

Uma das razões invocadas para a aprovação do projecto de construção da barragem do Baixo Sabor foi a de que se tratava de uma obra muito importante para o desenvolvimento regional, nomeadamente no âmbito do turismo.
Naturalmente que não há desenvolvimento a nenhum nível e muito menos ao nível do turismo sem que as populações residentes sejam envolvidas.
Acontece que, na área da albufeira e nas proximidades da barragem, as duas aldeias históricas mais populosas, de mais rico património e de maior aptidão e capacidades nesta área serão o Felgar e o Larinho.
Certamente que, tendo em conta essa realidade, desde o início se pensou na construção de uma estrada que estabelecesse a ligação entre ambas as freguesias e destas à estrada da barragem.
O traçado foi definido e a estrada implantada no terreno, em quase toda a sua extensão, iniciando-se também o processo de aquisição dos terrenos necessários, alguns dos quais foram já pagos aos seus donos.
Estranhamente, a cerca de 200 metros do largo central da aldeia de Larinho, suspendeu-se a aquisição de terrenos e a implantação da obra, cancelando-se em simultâneo o processo de aquisição dos terrenos já avaliados e esperando ser contratados.
Pelas razões expostas, porque a obra de construção da barragem se aproxima do fim e porque as populações receiam justamente ver mais uma vez frustradas as suas legítimas expectativas de desenvolvimento regional, a Assembleia Municipal de Torre de Moncorvo delibera:

Solicitar à EDP, como empresa responsável pela construção da barragem e obras conexas, que proceda à execução daquela estrada, com pavimento em asfalto, de modo a permitir a circulação de autocarros passando por cada uma das ditas aldeias, com destino à barragem.
Recomendar à Câmara Municipal que promova todas as diligências que forem necessárias e entenda mais convenientes para a concretização daquele objectivo.


Torre de Moncorvo, 24 de Junho de 2013.

António Júlio Andrade

Foto de arquivo

10 comentários:

  1. Independentemente dos posicionamentos politicos de cada um de nós ,associo-me a esta tomada de posição de que as forças politicas concelhias, encabeçada pelo ainda Presidente da Câmara Aires Ferreira e populações façam ver à toda poderosa EDP que os compromisssos assumidos deverão ser cumpridos escrupulosamente!

    Não é apenas com " prémios empreendedor e á EDP " ou com campanhas de distribuição de lâmapadas de halogéneo ou outras mais consumidoras e mais impulsionadoras de lucros edpianos e milhões a serem distribuídos por accionistas e " Catrogas" ou outros que se faz o desenvolvimento económico e social do concelho, da região e , no caso vertente nas duas aldeias ribeirinhas e mais afetadas pela construção da Barragem do Baixo Sabor.. há que bater o pé e fazer valer os argumentos contra as promessas da toda poderosa , como o " melhor" CEO , Mexia europeu!

    ResponderEliminar
  2. Eu gostava de acreditar, de facto!!... mas sinceramente não acredito que se realizem excursões de turistas para irem visitar uma barragem!!.. para tomar uma banhoca na albufeira!?.. talvez sim, talvez não!!.. problemas energéticos resolvidos!??... só se for o do Mexia!!.. desenvolvimento regional!??... gostava de ver, para crer!!..
    O que me parece certo é que a troca de mais uma negociata, lá se vai uma paisagem lindo, essa sim, capaz de atrair gente que ama a Natureza!!..
    Com todo o respeito por outras opiniões...

    ResponderEliminar
  3. Para mim a barragem foi o fim do nosso Rio Sabor.E depois não acredito em desenvolvimento nenhum com a construção da barragem para a nossa Aldeia nem para a Aldeia do Larinho disse.E para tristeza minha vão destruir também o Rio Tua é triste !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Antonio Felisberto Assis Mesquita escreveu:O que eu sei é que destruíram o nosso lindo Rio e quer a nossa Aldeia quer outra qualquer não vão desenvolver mais por causa da construção da barragem disse !!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  5. Toda a gente tem direito à sua opinião. Eu sempre fui defensor da barragem. E também sei que ainda hoje as barragens do Douro internacional continuam sendo um polo de atracão turística. Eu acredito que a do Sabor o seja e ainda mais do que qualquer outra, até porque o projecto de construção civil de uma das centrais, pelo menos, tem a assinatura de Siza Vieira. Com excursões ou sem elas, nós os do larfinho queremos e temos direito a exigir uma verdadeira estrada de ligação à barragem e não um caminho em macadame. J. Andrade

    ResponderEliminar
  6. O anónimo que fala em negociata devia mostrar a cara. J. Andrade

    ResponderEliminar
  7. Não gosto de opinar, quando nada sei sobre qualquer assunto. Mas, depois de atentamente ter vindo a ler inúmeras opiniões na imprensa regional (e até nacional) e após ter lido as opiniões ora aqui expressas, atrevo-me a dizer que subscrevo inteiramente as palavra de Artur Salgado pela sua razoabilidade e equilíbrio.

    Júlia Ribeiro

    ResponderEliminar
  8. Devo dizer que a proposta foi aprovada pela totalidade dos membros da assembleia municipal de Moncorvo excepto um que se absteve. Será que todos somos assim tão burros que elogiamos a destruição das nossas coisas lindas? Caros amigos! Se a barragem estivesse já construída, a nossa região não teria sofrido a catástrofe que aconteceu há 8 dias, exactamente nos 4 concelhos que serão abrangidos pela albufeira. J. Andrade

    ResponderEliminar
  9. Georgina Gonçalves escreveu:Esta semana recebi uma carta da Edp falando de mais uma desapropriação de mais um terreno meu e das minhas irmãs,já é o segundo que nos tiram ,até agora não recebemos um centavo sequer o primeiro foi num lugar chamado Fraga este aqui não sei o nome ,só os nossos terrenos que a Edp precisa ou tem masis alguém? pra fazer essa barragem?A Edp está na hora de parar de se apropriar daquilo que não é dela

    ResponderEliminar
  10. Abilio E Edite Esperto escreveu:olha amiga ao que eu sei a e d p paga os terrenos.e bem pagos

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.