quinta-feira, 25 de julho de 2013

Torre de Moncorvo - Vestígios judaicos?























Nos últimos tempos, na zona da antiga judiaria de Torre de Moncorvo,frente à casa da sinagoga, do outro lado da rua, em uma casa arruinada a que caiu o telhado, de paredes todas construídas com pedra miúda de xisto, ficou visível uma estrutura de granito que a foto documenta. Há quem estabeleça semelhanças com o "Elal" - sítio onde se guardavam os rolos da torah - de Castelo de Vide e do Sabugal.. Por mim, que nada percebo de arqueologia judaica, estranho muito o facto de em paredes feitas de pedras miúdas de xisto tenham colocado uma estrutura tão nobre, de granito trabalhado. E acho mais intrigante o elemento que se encontra caído em cima e que antes decorava ao meio aquela estrutura.Em outra casa, sita atrás da anterior para o lado nascente, em plano mais baixo, junto à porta da muralha medieval, metida também numa parede de pedra miúda de xisto, está a estrutura de granito que a foto 2 apresenta. Alguém consegue uma explicação?Ambas as casas se situam, como se disse, na zona da antiga judiaria,próximo de dois monumentos classificados (muralha medieval e igreja da misericórdia).  Ambas estão arruinadas e caídas, a pedir uma intervenção arqueológica e um estudo sistemático.  Alerto para isso os serviços camarários que, por sinal, até estão bem dotados de técnicos de arquitectura, engenharia, arqueologia e história... Por este e outros caminhos semelhantes passa, em meu entender, o futuro de Torre de Moncorvo e do Nordeste Trasmontano.
António Júlio Andrade

2 comentários:

  1. Acabo de ser informado que amanhã no palácio da Ajuda, em lisboa, em cerimónia presidida pela ministra Assunção Cristas vai ser apresentado o projecto da Rede de Judiarias de Portugal. Torre de Moncorvo não pode ficar à margem... J. Andrade

    ResponderEliminar
  2. Portugal vai ter uma Rota das Judiarias, um percurso geográfico e cultural sobre a presença judaica no território, cuja criação contará com um investimento de cinco milhões de euros, anunciou esta quarta-feira a Secretaria de Estado da Cultura.
    A ideia é criar um “programa de levantamento, reabilitação, organização e disponibilização do património tangível e intangível relacionado com a componente judaica portuguesa”, em parceria com a Rede de Judiarias de Portugal - Rotas de Sefarad, criada em 2011.
    O anúncio da criação da Rota das Judiarias acontecerá na sexta-feira, na Biblioteca da Ajuda, em Lisboa, com a presença do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, do embaixador da Noruega em Portugal, Ove Thorsheim (a Noruega, Islândia e Liechtenstein têm o programa EEA Grants de apoio a projectos culturais e sociais que visam reforçar as relações com os países do centro e sul da Europa), e de representantes dos fundadores da Rede de Judiarias de Portugal-Rotas de Sefarad.
    A criação da Rota das Judiarias contará com um investimento de cerca de cinco milhões de euros, dos quais 15 por cento (cerca de 750 mil euros) serão suportados pelo Estado e o restante pelas outras entidades.
    Da Rede de Judiarias de Portugal - Rotas de Sefarad fazem parte cerca de vinte municípios do país e entidades regionais de turismo, com o objectivo de defender o património arquitectónico, histórico e cultural relacionado com a herança judaica.
    “O contributo dos judeus portugueses para a história do mundo foi enorme”, lê-se na página oficial da Rede na Internet, elogiando o papel dos sefarditas portugueses desde há mais de 500 anos em diferentes áreas, da ciência náutica à medicina
    A rede inclui os municípios de Belmonte - onde existe uma forte presença da cultura judaica e onde se situa o Museu Judaico -, Guarda, Freixo de Espada à Cinta, Santarém, Tomar, Penamacor e Vila Nova de Foz Côa, entre outros.
    Do conselho consultivo da rede fazem parte, por exemplo, o escritor Richard Zimler, o historiador Elísio Summavielle, o rabino da comunidade judaica de Belmonte, Elisha Salas, e o embaixador de Israel em Lisboa, Ehud Gol.
    http://www.publico.pt/cultura/noticia/portugal-tera-uma-rota-das-judiarias-para-reabilitar-e-divulgar-cultura-judaica-1601220

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.