terça-feira, 27 de agosto de 2013

A Máscara do Demo, por Alexandre Parafita

Sinopse
Inspirado em factos reais, este livro levanta o véu sobre a morte misteriosa do bispo português Frei João da Cruz, da ordem dos Carmelitas Descalços, que governou, com mãos de ferro, em meados do séc. xviii, as dioceses do Rio de Janeiro e de Miranda do Douro.
Sepultado na catedral desta última, as suspeitas de que fora enterrado vivo, habilmente silenciadas pela hierarquia da Igreja, correram durante muitos anos na memória popular como lenda, e foram investigadas no terreno por um clandestino monge carmelita.
Como todas as lendas, também esta se escreve nas frinchas da história para preencher os seus vazios. O certo, porém, é que a estranha morte deste bispo pode ajudar a compreender a extinção da diocese de Miranda, que ocorreu escassos anos depois.


Autor

Alexandre Parafita, natural de Sabrosa, é professor universitário, doutor em Cultura Portuguesa (na área do Património Cultural Imaterial) e mestre em Ciências da Comunicação (na especialidade de Antropologia da Comunicação). Foi jornalista de carreira durante vinte anos e hoje lecciona no Departamento de Letras, Artes e Comunicação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sendo ainda professor convidado em outras instituições de ensino superior. Autor de várias dezenas de obras, no âmbito dos estudos ensaísticos e da literatura infanto-juvenil, muitos dos seus títulos integram o Plano Nacional de Leitura (PNL).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.