terça-feira, 27 de agosto de 2013

VINHOS DE TRÁS-OS-MONTES - Convite


5 comentários:

  1. Pouco sei dos vinhos de Trás-os-Montes,não conheço nenhuma marca,os de Moncorvo são DOURO.Onde há desses vinhos ,fui ao modelo e não tinham.
    n-m.

    ResponderEliminar
  2. COOPERATIVA AGRÍCOLA RIBADOURO
    Mas só os vinhos que estão nas grandes superfícies comerciais são vinhos conhecidos?
    Por exemplo o nosso vinho é exportado para todo o mundo, até já chega aos Himalaias. A Cooperativa Agrícola Ribadouro tem várias marcas premiadas a nível internacional.
    Não temos a publicidade merecida nos meios de comunicação, talvez, mas não somos donos deles.
    A área social da nossa cooperativa abrange freguesias de Moncorvo desde 1955 e o concelho de Moncorvo não pertence todo ao Douro.
    Fez bem em comentar pois deu oportunidade a esta resposta que só quer ser pedagógica. E olhe que a nossa cooperativa é das poucas com saúde financeira no país. E não deve nada aos seus associados das uvas que lá têm metido.
    O presidente
    José Almendra

    ResponderEliminar
  3. A Cooperativa Agrícola RIBADOURO está localizada na região de Trás os Montes e Alto Douro, no concelho de Miranda do Douro, na vila de Sendim.
    Inicialmente a região vitivinícola de Trás os Montes era uma IPR (indicação de Proveniência regulamentada), no entanto, em 2006 passou a ser uma região DOC (Denominação de Origem Controlada).
    Esta região vitivinícola faz fronteira com a região do Douro, uma das mais antigas na produção de vinhos, encontrando-se dividida em três sub-regiões: Chaves, Planalto Mirandês e Valpaços.
    http://coopribadouro.pt/pt

    ResponderEliminar

  4. No extremo Nordeste de Portugal, a norte da região do Douro, existe a região vitivinícola de Trás-os-Montes que se divide em três sub-regiões: Chaves, Valpaços e Planalto Mirandês.

    O nome Trás-os-Montes refere-se à localização da região: situa-se para lá das serras do Marão e Alvão, a norte do rio Douro. É uma zona montanhosa e de solos essencialmente graníticos.

    O clima é seco e muito quente no Verão e no Inverno, pelo contrário, as temperaturas atingem muitas vezes valores negativos.

    Na sub-região de Chaves a vinha é plantada nas encostas de pequenos vales, onde correm os afluentes do rio Tâmega. A sub-região de Valpaços é rica em recursos hídricos e situa-se numa zona de planalto. No Planalto Mirandês é o rio Douro que influencia a viticultura.


    Vinha histórica
    Na região de Trás-os-Montes o cultivo da vinha é secular. Existem referências que comprovam a produção de vinho durante a ocupação romana na região. Estes vinhos eram conhecidos pela sua grande qualidade.

    As castas plantadas são praticamente comuns nas três sub-regiões. As castas tintas mais plantadas são a Trincadeira, Bastardo, Marufo, Tinta Roriz, Touriga Nacional e Touriga Franca. As castas brancas de maior expressão na região são a Síria, Fernão Pires, Gouveio, Malvasia Fina, Rabigato e Viosinho.

    Os vinhos tintos desta região são geralmente frutados e levemente adstringentes. Os vinhos brancos são suaves e com aroma floral.
    http://www.infovini.com/classic/pagina.php?codPagina=10&regiao=2&flash=1

    ResponderEliminar
  5. DOC TRÁS-OS-MONTES
    Publicado por Ema Martins em 9 Abril, 2008 - 23:26
    DOC Trás-os-MontesSegundo alguns investigadores, a cultura da vinha na região de Trás-os-Montes remonta ao tempo dos romanos.
    Os solos, de feição planáltica, são formados predominantemente por xistos pré-câmbricos e arcaicos, com algumas manchas graníticas e, numa pequena área, manchas calcárias, de gneisses e aluvião.
    As condições edafo-climáticas da região favorecem a produção de vinhos de elevada qualidade, salientando-se os VQPRD provenientes de Chaves, do Planalto Mirandês e de Valpaços, cuja designação foi reconhecida por Decreto-Lei em Outubro de 1989.
    Dada a importância que têm vindo a assumir os vinhos provenientes desta grande região vitivinícola, quer do ponto de vista tecnológico, quer a nível económico, foi reconhecida em 9 de Novembro de 2006 a Denominação de Origem Trás-os-Montes, bem como as suas sub-regiões "Chaves", "Planalto Mirandês" e "Valpaços", alargando-se esta designação a uma maior variedade de vinhos e outros produtos do sector vitivinícola, designadamente a vinhos espumante e vinho licoroso, bem como a aguardentes bagaceira e de vinho ali produzidos.

    Área Geográfica
    A área geográfica de produção da Denominação de Origem Trás-os-Montes corresponde à área de todas as sub-regiões que são as seguintes:

    Sub-Região Chaves
    Abrange os concelhos de Chaves (freguesias de Anelhe, Arcossó, Bustelo, Calvão, Cela, Curalha, Eiras, Ervededo, Faiões, Lama de Arcos, Loivos, Madalena, Oura, Outeiro Seco, Póvoa de Agrações, Redondelo, Samaiões, Sanjurge, Santa Cruz/Trindade, Santa Maria Maior, Santo António de Monforte, Santo Estêvão, São Pedro de Agostém , Seara Velha Slhariz, Soutelinho da Raia, Soutelo, Vale de Anta, Vidago, Vila Verde de Raia, Vilar de Nantes, Vilarelho da Raia, Vilarinho das Paranheiras, Vilas Boas, Vilela do Tâmega e Vilela Seca), Vila Pouca de Aguiar (freguesias de Capeludos e Valoura).

    Sub-Região Planalto Mirandês
    Abrange os concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro, Vimioso, Freixo de Espada à Cinta (freguesias de Fornos e Lagoaça), Torre de Moncorvo (freguesias de Carviçais, Felgar, Felgueiras, Larinho, Maçores, Mós e Souto da Velha, excluindo as áreas pertencentes à Região do Douro).

    Sub-Região Valpaços
    Abrange os concelhos de Macedo de Cavaleiros (freguesias de Arcas, Cortiços, Lamalonga, Sesulfe, e Vilarinhode Agrochão), Mirandela (freguesias de Abambres, Aguieiras, Alvites, Avantos, (excluindo as propriedades da Sociedade Clemente Meneres), Bouça, Cabanelas, Carvalhais (excluindo as propriedades da Sociedade Clemente Meneres), Fradizela, Franco, Lamas de Orelhão, Múrias, Mascarenhas, Mirandela, Passos, São Pedro Velho, São Salvador, Suçães, Torre de D Chama, Vale de Gouvinhas, Vale de Salgueiro e Vale de Telhas), Murça (freguesia de Jou), Valpaços (freguesias de Água Revés e Castro, Algeriz, Barreiros, Bouçoães, Canaveses, Carrazedo de Montenegro, Ervões, Fornos do Pinhal, Possacos, Rio Torto, Sanfins, Santa Maria de Emeres, Santa Valha, São Pedro de Veiga de Lila, Sonim, Vales, Valpaços, Vassal, Veiga de Lila, e Vilarandelo), Vinhais (freguesias de Agrochão, Ervedosa, Rebordelo, Vale das Fontes, e Vale de Janeiro).

    Entidade Certificadora
    A certificação do Vinho Regional Transmontano é feita pela Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes.


    Informação e imagem cedidas por: IVV - Instituto da Vinha e do Vinho

    Info
    DOCTrás-os-Monte
    - See more at: http://www.magnacasta.com/info/doctrasosmontes#sthash.pmoYIbvu.dpuf

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.