quinta-feira, 18 de agosto de 2016

SENDIM: 1955 - 2012
















Sendim é uma aldeia de grandes dimensões, maior que algumas vilas, sedes de concelho, de Portugal. Localiza-se no planalto de Miranda, não longe do rio Douro. A sua estrutura urbana é desarticulada e, de algum modo, labiríntica. A arquitetura tradicional vai dando lugar a novas construções que, com eventual perplexidade, nos trazem a nova imagem da paisagem urbana.(pp.146-147)
«Algumas aldeias, com os seus mesteres caseiros e pequenos comércios, são lugares de convívio, animados, várias vezes por ano (muitas delas em cada mês), por feiras importantes que ocupam os terrenos vagos e invadem as ruas menos estreitas. O número de estendais e a multidão de concorrentes contrasta, não raro, com a pequenez da aldeia e mostra quanta força de coesão possui ainda esta forma de comércio ambulante. Parece até que o dinheiro da emigração, aumentando o poder de compra, lhe insuflou nova vida.» (Orlando Ribeiro. Localização e destino dos centros urbanos de Trás-os-Montes, 1972. Opúsculos Geográficos. V. Temas Urbanos, 1994)
Título: Portugal - Luz e Sombra, O País depois de Orlando Ribeiro
Texto: Duarte Belo e excertos da obra de Orlando Ribeiro

Fotografias históricas de Orlando Ribeiro


Reedição de posts desde o início do blogue.

1 comentário:

  1. Este é um trabalho que devia ser feito em todos os concelhos do Nordeste:recuperar fotografias antigas e voltar ao lugar e fotografar como se encontra neste momento.Estas fotos são um bom exemplo e ao mesmo tempo documentos históricos.Um grande desafio aos amantes da fotografia .
    Luis Afonso G.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.