sábado, 2 de novembro de 2013

Único héli do INEM a norte é o que mais pessoas resgatou

GLÓRIA LOPES

 
 
foto DR
Único héli do INEM a norte é o que mais pessoas resgatou
Helicóptero do INEM ainda está em Macedo de Cavaleiros
 
O helicóptero do INEM estacionado em Macedo de Cavaleiros - único em todo o Norte e cuja base vai ser tansferida para Vila Real - é o que mais socorros efetuou de entre os seis meios aéreos nacionais.
Entre novembro de 2012 e maio de 2013, o helicóptero de Macedo de Cavaleiros teve mais missões do que os outros cinco meios aéreos. Segundo a estatística publicada na página do INEM na Internet, os cinco meios realizaram 479 missões (2,6 média/dia). A aeronave de Macedo de Cavaleiros realizou 150 socorros, seguida da de Santa Comba Dão, com 132, e da de Lisboa, com 97 (ver infografia).


É, de resto, também a pensar nestes números que os contestatários da saída do meio aéreo para Vila Real vão organizar, este sábado, às 19.30 horas, nova manifestação. Aliás, refira-se que superam os 81% as missões efectuadas pelo helicóptero do INEM de Macedo que tiveram origem nos concelhos do distrito de Bragança: quatro em cada cinco doentes transportados em 2012 são brigantinos.
"Morrer no Nordeste Transmontano eu digo não", foi a mensagem lançada pelos organizadores do protesto que surgiu nas redes sociais no ano passado, quando foi conhecido o novo dispositivo de emergência do INEM, que prevê a deslocação do héli de Macedo de Cavaleiros para Vila Real. Intenção que originou uma onda de contestação.
População excluída
Os argumentos dos organizadores da manifestação dizem que a maior percentagem de missões são primárias. Todavia, os dados do INEM apresentam naquele período 66 primárias e 84 secundárias (transporte entre hospitais). Por outro lado, teme-se que um parte considerável da população da fronteira, em Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso fique de fora do raio de socorro. As localidades a mais de 92 quilómetros de Vila Real podem ficar em risco.
Ainda que o INEM defenda que a aposta na reorganização dos meios aéreos assente na partilha de recursos com o Ministério da Administração Interna e que todas as aeronaves utilizadas cumpriram com sucesso os serviços para os quais foram acionados, os transmontanos não se conformam com a perda do helicóptero. A deslocação para Vila Real foi adiada, devido aos processos judiciais interpostos pelos autarcas de Bragança.

2 comentários:

  1. Desde os tempos de estudante no Porto que leio o JN e li a notícia que vem publicada aqui,Falta um destaque de uma entrevista com o diácono Mesquita que andou até ser corrido por motivos estranhos na Associaação do Douro Superior.Se quem nos representa é este senhor mal vai a sociedade civil no reino maravilhoso.Lembram-se do Vara na ponte 25 de Abril e no que terminou? Têm que enviar a carta do Papa Francisco ao padre João ao diáfono diácono.
    Repórter X

    ResponderEliminar
  2. O diácono é o porta voz da manif.Estamos pior que o governo.Vão a Moncorvo e pregunta pelo rapaz e o rasto que deixou é elocuente.Frade que é amigo de ladrão ou é ladrão ou o ladrão é frade.
    Malta de Macedo:quem vos avisa amigo é.Solidariedade da Terra Quente.
    Edilio Mosquito

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.