sábado, 7 de dezembro de 2013

Miranda do Douro // D.José Cordeiro visitou o ponto mais oriental do Nordeste Transmontano

O bispo da Diocese de Bragança-Miranda visitou pela primeira vez a parte mais oriental do Nordeste Transmontano, ao passar pela porta de entada do rio Douro em território nacional, visitando assim as aldeias mirandesas de Paradela e Constantim.D.José Cordeiro subiu mesmo ao morro mais alto daquela região que apelidou ser “a mais a Nordeste do Nordeste”.
Neste recanto, onde o território português praticamente entra pelo espanhol, o bispo diocesano disse que o acolhimento das populações e alegria demonstrada “ ainda renova este sentir de uma enorme hospitalidade e de um grande desejo de construir Igreja e de aproximar a vida com o evangelho para que não se fique na mera religião”.
O sentido da Visita Pastoral constitui-se pelo desejo de construir “um espirito de Igreja, um espirito de Diocese e comunhão ajudando cada comunidade a ver como somos cristãos”.
O bispo diocesano encontra-se assim na reta final da visita pastoral ao concelho de Miranda do Douro, ato que termina no próximo dia 08 de dezembro com a ordenação de dois diáconos, o que já não acontecia há mais de 220 anos.


“Levo muito destas terras e das pessoas que aqui vivem. Levo uma forte abertura que é refletida na sua cultura, na sua língua, no seu folclores, nas suas igrejas e capelas, nas suas fontes, nos cruzeiros e em todo a paisagem envolvente as arribas do Douro”, elogiou D.José Cordeiro.
O prelado também se referiu à devoção que a “Terras de Miranda” tem para com a Virgem Maria, que é manifestada em santuários como o da Senhora do Naso, da Senhora da Luz ou de Santa Maria Maior, Miranda do Douro.
No decurso da visita o bispo diocesano considerou que Miranda do Douro, só por si constituiu uma marca, não apenas no turismo, mas sobre tudo na sua envolvência cultural
“É Terra que tem alma”, disse D.José Cordeiro, referindo-se à região de Miranda do Douro.
O bispo diocesano anunciou ainda, que nas cerimónias marcadas para o próximo dia 08 de dezembro, haverá a proclamação do Evangelho em língua mirandesa.
“O texto do Evangelho já foi devidamente cuidada e poderá mesmo, haver uma ou outra oração proferida em mirandês”, avançou o prelado.
Até ao final de mês de novembro D.José Cordeiro já tenha visitado 117 paróquias e mais de 250 comunidades
Em jeito de conclusão, e numa altura em que celebra “O Ano da Vocação”, o dia 08 de dezembro em Miranda do Douro “será um acontecimento marcante e decisivo na vida da Diocese”.
No segundo domingo da Páscoa, a visita pastoral incidirá sobre o concelho de Mogadouro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.