segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Nordeste Transmontano -Efemérides (,23/12)

23.12.1860 – Petição da câmara de Moncorvo dirigida a el-Rei:
Júlio M. de O.Pimentel
Senhor! A câmara municipal do concelho de Moncorvo, confiada na ilustração do governo de Vª Majestade e nos seus desejos constantemente manifestados de melhorar as condições dos povos e promover os melhoramentos materiais do País, vem pedir submissamente a Vª Majestade o estabelecimento de uma Estação Telegráfica nesta vila (…) utilizando o fio eléctrico que atravessa esta província por Vila Real e Mirandela (…) para facilita as relações internacionais (…) continuando o fio eléctrico para Salamanca e Madrid (…) esta vila é única na Província que tem uma Companhia de seguros; uma Fábrica de Sabão e a esperança de ter, dentro em pouco, um grande estabelecimento de Fiação de Seda…
23.12.1857 – Nomeação de Júlio Máximo de Oliveira Pimentel para o lugar de director do Instituto Agrícola e Escola Regional de Lisboa.
23.12.1894 – “O Moncorvense” noticia o casamento em Carviçais do sr. Joaquim de Campos, filho do sr. Francisco de Campos, com D. Carolina de Andrade Salgado, filha do falecido sr. Eduardo Andrade.
23.12.1911 – Classificação do Reboredo como Mata Nacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.