quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Camilo Castelo Branco e o garfo. Autor: José Viale Moutinho

Resumo: José Viale Moutinho, conhecido investigador de Camilo Castelo Branco, debruça-se desta vez sobre a gastronomia na obra de Camilo.
Percorrendo os inúmeros livros do escritor e textos dispersos, recolheu as invulgares citações relacionadas com alimentação e procurou descobrir o modo de confecção da época. Desde a truta de escabeche ao toucinho-do-céu, as dezenas de citações e receitas que compõe este livro certamente irão agradar tanto camilianistas como amantes da cozinha.

José Viale Moutinho – Tendo integrado a Comissão Nacional do Centenário da Morte de Camilo, é autor de Camilo Castelo Branco: Memórias Fotobiográficas, menção honrosa do Prémio do Grémio Literário e Prémio Rosalía de Castro do PEN Clube da Galiza. Ainda neste âmbito, prefaciou a edição galega de Amor de Perdição, bem como as reedições de obras de Camilo – Ecos Humorísticos do Minho,O EsqueletoO Vinho do Porto: Processo de uma Bestialidade InglesaCurso de Literatura PortuguesaA Infanta CapelistaHistórias de Camilo Castelo Branco – e também dos estudos 5 Cartas Inéditas de Camilo a Fernando CastiçoCorrespondência de Joaquim de Araújo com Camilo Castelo Branco e Ana PlácidoQuinteto Camiliano.
Ficcionista, poeta e dramaturgo, este escritor é ainda autor de extensa obra infanto-juvenil.
Os seus livros mais recentes são Velhos Deuses Empalhados (contos), O Antigo Café  de  S. Lázaro (textos sobre arte), O Grande Livro das Tradições Populares Portuguesas e Primeira Linha de Fogo: Da Guerra Civil de Espanha aos Campos de Extermínio Nazis.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.