sábado, 25 de janeiro de 2014

Chef Hermínio Costa, filho de moncorvenses

Chef Hermínio Costa

Volvidos anos, quis o destino, a minha vontade e dedicação, que o meu Mundo fosse o Mundo dos Sabores, dos cheiros dos tachos, das caçoilas das frutas, dos legumes dos peixes, das histórias e das memórias da Cozinha.
 Rest egoista chef herminio costa
por chef Hermínio Costa
Desde muito criança, diria desde que me conheço, que a Mesa foi sempre o local onde me habituei a ouvir as mais variadas histórias…Ainda em África, durante as noites escuras à luz do Petromax, em jantares que mais pareciam banquetes – não pelo conteúdo dos pratos servidos mas pelo tempo em que se estava à mesa e se partilhava esse momento mágico que é o convívio à volta de uma mesa -, eu ainda criança deliciava-me a ouvir falar daquilo que se comia na então Metrópole… Mais concretamente em Moncorvo de onde eram os meus Pais.Para mim, Portugal continental era qualquer coisa de longínquo, fantástico, e sobretudo de imaginário… Ouvia falar …Da primavera, das amendoeiras floridas, das cerejas, dos legumes frescos que chegavam do Vale da Vilariça…Do verão… falava-se do melão picante, dos figos, das uvas e das vinhas, dos canelões do Peredo de Castelhanos, da amêndoa coberta, das caldeiradas, dos peixes do rio Sabor, da erva peixeira, das migas de tomate…Com as chuvas de outono chegavam as sanchas e os míscaros, as castanhas e a jeropiga, e o porco que já estava cevado e com destino marcado.Do inverno rigoroso… tamanha era a minha curiosidade… ouvir falar do inverno!Do inverno ouvia falar das nozes e dos figos secos com aguardente, dos dióspiros, da matança do porco, da marrã, das alheiras, do sal dos chouriços doces, ….Histórias de sabores para mim imaginários…Volvidos anos, quis o destino, a minha vontade e dedicação, que o meu Mundo fosse o Mundo dos Sabores, dos cheiros dos tachos, das caçoilas das frutas, dos legumes dos peixes, das histórias e das memórias da Cozinha.Para mim esta é somente uma história… a minha história na Cozinha.
http://alivetaste.com/?p

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.