quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Combatentes de Torre de Moncorvo - Primeira Guerra Mundial




 Nas vésperas das comemorações do Centenário da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), procuro os nomes dos combatentes naturais do concelho de Torre de Moncorvo que tomaram parte neste conflito. Estou a elaborar uma lista com todos os nomes encontrados. Será uma forma de recordar e homenagear os homens da nossa região que combateram na Grande Guerra.

Quem souber de nomes de combatentes, por favor deixe um comentário ou entre em contacto comigo. Obrigada.



Foto gentilmente cedida pela família do Sr.Artur Ambrósio Janeiro

7 comentários:

  1. Ai vai um nome de um combatente na 1ª Grande Guerra em França. De seu nome: José Salgado , alcunha o Ti Zé Ilhéu, de Felgar.. Que me desculpe o tio de meu pai por não lhe saber o nome completo. Mas este chega e é forte como valente foi ele...

    ResponderEliminar
  2. Maria De Jesus Fernandes
    O meu avô materno andou na Primeira Guerra Mundial... Viu lá morrer um irmão, na batalha de La Lis...

    ResponderEliminar
  3. No castelo de Bragança, há entrada, estão os nomes de todo os combatentes que faleceram do distrito de Bragança,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://ultramar.terraweb.biz/03Memoriais/Braganca/Musbraban%C3%A7a2.jpg

      Eliminar
  4. O meu avô paterno , Luís António Moreira, natural de Castedo foi combatente em Lourenço Marques em 1917.

    ResponderEliminar
  5. Um tio da minha avó terá lutado em França. O seu apelido seria Mendes ou Rodrigues e era natural de Felgueiras. Segundo informação da minha avó terá ocupado, possivelmente, o posto de Sargento, e terá regressado após o fim da guerra embora debilitado dada a exposição a armas químicas.
    A minha disse-me ainda que se recorda de 3 irmãos, também oriundos de Felgueiras, que lutaram em França e regressaram os 3! Não se lembra dos nomes, mas eram todos carpinteiros de profissão.
    Não é grande ajuda, mas foi o que foi possível recolher...
    Cumprimentos, Pedro Alves Costa (alvescosta.pedro@gmail.com)

    ResponderEliminar
  6. O meu avô Paterno também ando na 1ª Guerra, o nome dele era Manuel Ferreira do Castedo, (conhecido por Manuel Galego).

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.