sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Turismo: Diocese de Bragança-Miranda vai partilhar nas jornadas nacionais «práticas em curso» na região

Vales -Foto de arquivo
Bragança, 09 jan 2014 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda vai estar representada nas primeiras jornadas nacionais de Pastoral de Turismo, que começam esta sexta-feira em Fátima.
Durante o evento, na Casa de Nossa Senhora do Carmo, Alexandrina Fernandes, diretora do serviço de Pastoral de Turismo de Bragança-Miranda, vai apresentar “uma comunicação sobre as práticas em curso” na sua região, explica o portal informativo da diocese.
O organismo foi criado em 25 de março de 2013, através de uma provisão assinada pelo bispo diocesano, D. José Cordeiro.
A partilha de experiências e projetos entre as várias dioceses é um dos grandes objetivos das jornadas, organizadas pela Obra Nacional de Pastoral do Turismo.
JCP

1 comentário:

  1. Igreja aposta na valorização do património
    Bispo de Vila Real encerrou primeiras jornadas nacionais da Pastoral do Turismo promovidas pela Igreja Católica


    ONPT
    Fátima, Santarém, 11 jan 2014 (Ecclesia) – O bispo de Vila Real afirmou hoje em Fátima que a Igreja Católica tem de valorizar o seu património e acompanhar o crescimento do turismo religioso, como forma de promover a “nova evangelização”.

    “Para isso são importantes os espaços que temos, que herdamos, o importantíssimo legado arquitetónico, artístico, que é preciso fazer compreender e dar a conhecer”, disse à Agência ECCLESIA D. Amândio Tomás, membro da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.

    O prelado encerrou as primeiras jornadas nacionais da Pastoral do Turismo, promovidas pela Igreja Católica, após dois dias de conferências e debates com especialistas portugueses e espanhóis.

    O bispo de Vila Real sustentou que o turismo é “uma ocasião soberana” para que a Igreja possa “transmitir a mensagem do Evangelho” a outras pessoas.

    D. Amândio Tomás destaca a necessidade de “competência” para transmitir a “mensagem” contida no património, com o seu “poder altamente descritivo, narrativo”.

    “É muito importante que as pessoas conheçam as catedrais, as igrejas, as pinturas, as esculturas, porque a Bíblia, a mensagem da Salvação, transmite-se às pessoas através da arte”, acrescentou.

    O responsável sublinhou a importância do “acolhimento” que as instituições católicas devem proporcionar aos visitantes.

    “O que verdadeiramente capta as pessoas é o amor, a boa impressão que se dá, acolhendo, escutando ou suscitando interrogações, e depois dando esclarecimentos cabais”, precisou.

    O padre Carlos Godinho, diretor da Obra Nacional Pastoral do Turismo, entidade organizadora da iniciativa, disse hoje à Agência ECCLESIA que a prioridade da instituição é "ajudar as dioceses na constituição de comissões ou serviços" para este setor, a nível local.

    Para este responsável, o turismo religioso "tem um lugar importante" no contexto do país e é uma realidade em crescimento, fruto de um "investimento claro" também por parte do Estado.

    Na abertura das jornadas nacionais, o secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, disse que o Governo considera uma “prioridade” a atenção ao turismo religioso em Portugal, destacando o "potencial" deste setor.

    D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga e presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, destacou que a Igreja Católica não pode “alhear-se” da realidade atual do turismo em massa”.

    “A Igreja deve empenhar-se, naquilo que ela é, nas suas próprias comunidades, para educar particularmente para o turismo religioso e deve também ser capaz de proporcionar todas as condições para que a palavra 'religioso' não seja um simples e mero adjetivo”, declarou.

    A iniciativa, que decorreu na Casa de Nossa Senhora do Carmo, abordou temas como a relação entre a Igreja, o Património Religioso e o Turismo, para além do trabalho que as dioceses estão a desenvolver nesta área.

    MD/PR/OC

    Notícia atualizada às 14h00

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.