domingo, 16 de fevereiro de 2014

Confraria da Amêndoa do Douro Superior - Embaixatriz da qualidade



A convite do Turismo do Porto e Norte e da Câmara Municipal de Moncorvo, a Confraria da Amêndoa do Douro Superior esteve presente, no passado dia 6 de Fevereiro, na Xantar - 15º Salão Internacional de Gastronomia e Turismo de Ourense, onde confeccionou amêndoa coberta no local.
A Confraria da Amêndoa do Douro Superior vai também participar na Bolsa de Turismo de Lisboa, no dia 12 de Março, convidada pelas mesmas entidades.
Antes, nos dias 1 e 2 de Março, a Confraria estará em Belmonte, capital dos judeus em Portugal, a convite daquele Município.
A Confraria da Amêndoa do Douro Superior vai estar igualmente representada na XI Feira de Nanterre, em Paris, entre 4 e 6 de Abril. Este evento é organizado pela Associação Recreativa e Cultural dos Originários de Portugal.
Entretanto, a Confraria já iniciou o processo de certificação da amêndoa coberta e está a promover, até ao dia 21 de Março, o 1º Concurso de Doces de Amêndoa, aberto a todas as pessoas.


4 comentários:

  1. Os tempos mudaram,outros ares sopram por Moncorvo.Finalmente!Viva a Confraria que já fez mais pela amêndoa coberta do que em 29 anos de airismo.
    Airoso

    ResponderEliminar
  2. Amigo. Assim não vale! E olhe que eu nuca fui "Airista". Mas posso dizer-lhe que eu já conheci em Moncorvo um empresário com 6 mulheres contratadas em permanência a fabricar amêndoas cobertas para exportar quase todas a partir do Porto... E tinha uma caixa bem castiça para as embalar... Isso das feiras... estão apenas repetindo os passos do que se fazia em anos anteriores... Caro anónimo. Eu assino e tomo a responsabilidade do que digo e escrevo. J. Andrade

    ResponderEliminar
  3. Com todo o respeito, isso não é assinatura coisa nenhuma. Eu posso escrever, escrever, escrever e assinar: Principie das Astúrias....
    Apraz-me sublinhar que o senhor nunca foi Airista, como provavelmente o Aires nuca foi "Andradista". (Creio que o Aires é sportinguista). Mas também não se pode esconder que o senhor foi candidato pelo PS nas autárquicas. O que em nada o diminui nem engrandece a sua opinião.
    Mas para que não fique com um amargo de boca, vamos às amêndoas cobertas. Façam-se as feiras, faça-se a confraria. Uma coisa não impede a outra. Promova-se o produto e deixemo-nos de defender as nossas damas políticas. Já não é sem tempo.

    ResponderEliminar
  4. Muito bem... até porque não há nada melhor para curar um amargo de boca do que mastigar duas os três amêndoas amargas, conforme escrevi há mais de 20 anos num panfleto promocional das amêndoas cobertas de Moncorvo, que continua a ser distribuído. E agora, pensando na promoção do produto, deixo um desafio: consigam a certficação Kosher para as amêndoas cobertas de Moncorvo e com elas se conquistará o turismo judaico para a nossa terra, já que, conforme escreve Maria José Ferro Tavares, foram os nossos antepassados judeus que inventaram esta maravilha da doçaria tradicional Moncorvense. J. Andrade

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.