segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Miranda do Douro - «Sabores Mirandeses» regressam em Fevereiro


Entre 14 e 16 de Fevereiro de 2014 está de regresso ao Pavilhão Multiusos de Miranda do Douro o XIII Festival de Sabores Mirandeses, que propõe uma viagem pela gastronomia transmontana. Exposições, visitas guiadas, seminários e animação com grupos de música tradicional compõem o programa do evento.
A par do fumeiro para degustar, dos roscos, dos sôdos, da bola doce, os visitantes têm a oportunidade de saborear a carne mirandesa. 
Cada dia do certame é dedicado às raças que estão representadas no concelho. Desde a vitela mirandesa com a famosa posta, o cordeiro mirandês  - raças Denominação de Origem Protegida (DOP) - e o porco com todos os seus derivados. Tudo isto, acompanhado pelo bom vinho que se produz na região.
A nível cultural a oferta é diversificada, desde exposições, visitas guiadas, montarias ao javali, workshops e seminários.
Há também passeios de BTT e pedestres em que os participantes podem apreciar o «belo horrendo» das Arribas que estão inseridas no Parque do Douro Internacional.
Arruadas, jogos tradicionais, uma feira de artesanato, visitas guiadas ao centro histórico, oficinas de instrumentos musicais e língua mirandesa e um mercado de produtos regionais são outras atracções do certame.
«Este festival gastronómico e artesanal é um motor importante para o desenvolvimento do município. É também uma oportunidade para os agricultores do concelho escoarem e ao mesmo tempo darem a conhecer o produto que ao longo do ano produziram para apresentar especialmente neste evento», salientam os organizadores.
A animação musical conta com a actuação de diversos grupos de música tradicional portuguesa.
O recinto do evento está aberto dia 14 de Fevereiro (sexta-feira) das 14 às 24h00, dia 15 (Sábado) das 10 às 24h00 e dia 16 (domingo) entre as 10 e as 22h00.
O Festival de Sabores Mirandeses é organizado pela Câmara de Miranda do Douro.

Café Portugal | sexta-feira, 20 de Dezembro de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.