sábado, 15 de março de 2014

“Gentes de Alfândega - Memórias” - Adérito Valverde



Aderito Valverde, 83 anos, natural dos Vales local onde cumpriu a 4º classe e que o viu partir para Angola, após cumprir o serviço militar obrigatório. Filho de agricultores, fala da vida do campo, dos tempos na ex-colonia, do regresso forçado a Portugal, das dificuldades atravessadas.
Viuvo, trabalhou em Brgança como empregado numa pastelaria, até a altura em que se reformou e voltou à terra.
Este site tem como objectivo preservar e disponibilizar a todos os interessados testemunhos, fotografias, vídeos e outros conteúdos que contribuam para a preservação do nosso património cultural imaterial e da história das nossas gentes.
Acreditamos ser importante esta preservação da nossa história como concelho e da história das pessoas, que com o seu esforço, competência, persistência e até sofrimento ocuparam este território e utilizando os recursos disponíveis fizeram história e construíram o presente que conhecemos.
Este conhecimento do passado permitirá afirmar a identidade do território e a identidade da comunidade que hoje somos.
Conhecer o passado e preservá-lo é uma forma de homenagear as mulheres e homens que nos trouxeram até aqui e é também um contributo para uma melhor compreensão de quem somos e que futuro queremos construir.
In: http://www.gentesememoriasdealfandega.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.