quarta-feira, 12 de março de 2014

Mais de dois terços dos idosos sinalizados pela GNR no distrito de Bragança vivem sozinhos

Moncorvo em 1974.Foto Lb
 A GNR sinalizou, durante a operação "Censos Sénior 2014", quase 2.800 idosos no distrito de Bragança, dois terços dos quais vivem sozinhos, revelou hoje aquela força de segurança.
De acordo com os dados do Comando Distrital de Bragança da GNR, dos 2.791 idosos sinalizados no levantamento feito entre 15 de janeiro e 15 de fevereiro, 1.874 vivem sozinhos.
O número de idosos sem companhia aumentou em relação ao ano passado, é de mais 66, assim como o universo do total de pessoas sinalizadas nesta operação da Guarda, que contabilizou mais 205 seniores do que no ano anterior.
Nestes números constam sete idosos que vivem isolados, 32 que vivem sozinhos e isolados e 878, mais 131 do que ano anterior, a viverem juntos mas que se encontram numa situação de vulnerabilidade considerando as suas limitações físicas e/ou psicológicas.
A GNR encaminhou ainda 36 idosos para acompanhamento social e para os diversos serviços de apoio.
Os concelhos onde se registaram mais casos de idosos sós ou isolados foram os de Vimioso, com 634, Torre de Moncorvo, com 451, Bragança com 399, Miranda do Douro com 387, Macedo de Cavaleiros com 280 e Alfândega da Fé com 171.
Aliada a esta operação, a GNR divulgou também o programa "Residência Segura", ao qual aderiram 964 idosos, o que permite "à Guarda fazer a sua georreferenciação e constitui uma mais-valia para localização em caso de ocorrência e/ou emergência".
Durante a operação foram ainda realizadas 303 ações de sensibilização para que a população idosa adote comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes.
Foi ainda divulgado o policiamento de proximidade e segurança comunitária "para que esta faixa da população consiga identificar cada um dos militares responsáveis pelo programa, possibilitando uma melhor troca de informações e, consequentemente, o aumento do seu sentimento de segurança".
A GNR de Bragança lembra, em comunicado, que com estas ações de prevenção criminal, policiamento comunitário e programas especiais "tem como objetivo potenciar a eficácia operacional e aproximar a Guarda dos cidadãos, em particular dos estratos da população mais vulneráveis e de maior risco".
Para o ano de 2014, esta força de segurança tem programadas outras operações, nomeadamente "Campo Seguro", "Regresso as aulas", "Idosos em Segurança", "Comércio Seguro" e "Azeitona Segura".
HFI // JGJ
Lusa/fim

2 comentários:

  1. São estas iniciativas que temos que louvar .. É muito bom saber que as autoridades estao atentas e que assim podem dissuadir muita malandragem de executar assaltos e outras coisas piores. Ate deviam ter programas e passar a vigiar durante a noite essa aldeias onde os idosos estao sozinhos. Muito obrigada à GNR por tao nobre gesto e interesse pelos velhinhos.

    ResponderEliminar
  2. Um louvor à GNR por iniciativas tão meritórias como estas que está a levar a cabo.

    Obrigada
    Júlia Ribeiro

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.