quarta-feira, 26 de março de 2014

Recolha de resíduos em Torre de Moncorvo não está a ser feita de forma regular - PCP

Torre de Moncorvo, 26 mar (Lusa) - A Comissão Política do PCP de Torre de Moncorvo acusou a hoje a empresa que faz a recolha de lixo no concelho de não estar a efetuar uma serviço regular, situação que provoca prejuízos às populações.
"Segundo carta dirigida ao delegado de saúde de Torre de Moncorvo e outra dirigida à Associação de Municípios do Douro Superior, a que o PCP teve acesso, a prestação do serviço de recolha e tratamento de resíduos está muito longe da prestação de um serviço de qualidade e em respeito pelas normas ambientais", assegura, em comunicado, o PCP.
A estrutura concelhia afirma que a recolha do lixo nas freguesias rurais não é feita com a regularidade necessária, acumulando-se lixo nos contentores, e que a limpeza e manutenção dos contentores não são feitas com os produtos e a frequência adequados, "sendo intenso e nauseabundo o cheiro que emana dos contentores e caixotes do lixo".
"Nem as normas e regras ambientais são respeitadas, havendo relatos de munícipes de descargas de águas ruças na via pública", acrescenta o PCP.
Os comunistas acrescentam que, a par da degradação do serviço de recolha e tratamento de resíduos, a empresa em questão "tem perseguido e despedido trabalhadores por exercerem os seus direitos e reclamarem da qualidade do serviço que é prestado às populações".
Para a concelhia, as autarquias "são também responsáveis por esta situação, pois por um lado aceitam submissamente as imposições de sucessivos governos na limitação à sua autonomia e, por outro lado, não são salvaguardados os interesses das populações nem fazem valer os seus direitos ao concessionarem um serviço público, bem patente no silêncio da autarquia e da Associação e Municípios do Douro Superior".
"Se dúvidas houvesse quanto às consequências da prestação de um serviço que é e deve ser público por empresas privadas, este exemplo do concelho de Torre de Moncorvo dissipa-as, provado pela degradação do serviço, a perda de qualidade de vida das populações, a redução de direitos dos trabalhadores e perigos para a saúde pública", conclui PCP.
Os comunistas entendem que a população não se pode conformar nem resignar, apelando a que se "mobilize na exigência da reposição deste serviço na esfera e gestão pública, de onde nunca devia ter saído".
FYP // JAP

Lusa /fim

1 comentário:

  1. Joao Luis Gomes Braga :
    Uma achega para o lume já agora.Com que direito fazem recolha de lixo nas aldeias às 6 horas da manhã?

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.