quinta-feira, 27 de março de 2014

Tiago Rodrigues no Teatro Micaelense

A produtora Mundo Perfeito apresenta esta semana, no Teatro Micaelense, 2 peças da autoria de Tiago Rodrigues, ator, dramaturgo, produtor e encenador, considerado pelo semanário Expresso como uma das 40 promessas da cultura portuguesa.
 "By Heart", que sobe ao palco no Dia Mundial do Teatro, 27 de março, é sobre a arte de aprender palavras de cor, aprender de coração. Neste espetáculo, um grupo de 10 pessoas decora um poema. Misturando histórias da sua família com narrativas reais e ficcionais, Tiago Rodrigues recorda-nos da importância de saber textos de cor. Os textos que passam a fazer parte de nós. Os textos que continuam em nós, mesmo quando todos os livros são confiscados, todas as bibliotecas fechadas.
A 29 de março é a vez de "Três Dedos Abaixo do Joelho". Interpretada por Isabel Abreu e Gonçalo Waddington, esta peça venceu, em 2012, o Prémio Autor da SPA para Melhor Espetáculo de Teatro e o Globo de Ouro para Melhor Espetáculo de Teatro, e foi escolhida pelo jornal Público como um dos melhores espetáculos desse ano. No arquivo da Torre do Tombo, Tiago Rodrigues encontrou um enorme arquivo da censura exercida sobre o teatro, durante o regime fascista. Entre milhares de textos de teatro submetidos ao exame dos censores do Secretariado Nacional de Informação, interessaram-lhe particularmente os relatórios escritos pelos próprios censores, onde estes explicam os cortes ou proibições de textos e encenações.
"'Três Dedos Abaixo do Joelho' transforma os censores em dramaturgos, usando os seus relatórios como o texto de um espetáculo, onde os atores formam uma máquina de censurar política e absurda. De alguma forma, aqueles que oprimiram a liberdade artística e política do teatro deixaram-nos uma herança que nos pode ajudar a redescobrir o perigo e a importância do teatro na sociedade", refere nota enviada à comunicação social.
Nota do editor:Tiago Rodrigues é filho do moncorvense Rogério Rodrigues.

2 comentários:

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.