sexta-feira, 4 de abril de 2014

Poética Edições lança livro sobre Raul Rego




"A minha geração foi uma das sacrificadas. Espero que o meu sacrifício aproveite à paz e progresso de meus filhos."
Raúl Rêgo, 1973

No próximo dia 13 de Abril, pelas 16h00, terá lugar em Morais, Macedo de Cavaleiros, o lançamento da obra “Raúl Rêgo - o Jornalista e o Político”.
A obra é da autoria da historiadora Natália Neves dos Santos, que sob a orientação do Professor Doutor Luís Reis Torgal (autor do prefácio da obra final que agora se publica) apresentou, em 2007, uma dissertação de mestrado sobre o transmontano que, como sublinha a autora, “desenvolveu uma vasta actividade profissional na imprensa, como jornalista, sofrendo, diariamente e durante décadas, o peso da censura que sufocou o país até à Revolução dos Cravos.”
Esta é, pois, uma obra cujo sentido que sempre faria assume um enfatizado simbolismo no ano em que se comemora o 40.º aniversário do 25 de Abril.
A apresentação da obra será feita pelo Professor Luís Reis Torgal, e decorrerá no âmbito de uma homenagem que a Nordeste Global - Associação Cívica, Cultural, Social e de Desenvolvimento Regional está a preparar, e que terá lugar no dia 13 de Abril, a partir das 15h00, na terra natal de Raúl Rêgo.
Este é o quinto título editado pela Poética Edições, o primeiro fora do âmbito da poesia, e marca de forma irreversível um novo ciclo no percurso deste jovem projecto editorial transmontano.


*

“Poder-se-á dizer que, neste momento, em que a política é mais uma conquista e manutenção do poder, de tipo maquiavélico, em defesa dos inconfessados interesses privados ou de um capitalismo escondido e sem preocupações sociais, do que uma acção de cidadania em luta pela comunidade, nos faltam personalidades como Raul Rego. Os intelectuais desistiram de lutar perante o pragmatismo dos políticos de obediência partidária e a poderes financeiros. Perderam muitas vezes a consciência social e deixaram-se guiar apenas pelo institucionalismo que nos rodeia. Precisávamos, pois, de muitos homens como Raul Rego.
Celebrar o 25 de Abril é, pois, abrir as portas à consciência crítica e à esperança. Por isso, recordar personalidades como Raul Rego é cantar outra vez os cânticos de Liberdade, de Igualdade e de Fraternidade. Com realismo e não como uma mera ladainha de populismo e de espectáculo, que caracteriza estes tempos sombrios.”

Luís Reis Torgal
(Excerto do Prefácio)


Ficha técnica:
                           
Título: Raúl Rêgo - O Jornalista e o Político
Autora: Natália Neves dos Santos
Edição: Poética Edições, 13 de Abril de 2014
Páginas: 342
Encadernação: capa mole com badanas
ISBN: 978-989-98509-4-1
PVP: 17.50€

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.