segunda-feira, 5 de maio de 2014

VIL REAL - Exposição “O Prazer de Fotografar” fotografias a preto-e-branco de Eduardo Teixeira Pinto

Inauguração dia 6 de Maio de 2014, pelas 21h00, com a presença de Cristina Teixeira Pinto, filha do autor
exposição de 5 a 31 de Maio de 2014
na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro, em Vila Real

«Eduardo da Costa Teixeira Pinto nasceu em Amarante, em 1933 e começou a tirar as suas primeiras fotografias profissionais em 1950, tornando-se expositor desde 1953 em vários salões de fotografia nos cinco continentes. 
 Foi membro ativo de diversas comunidades de fotógrafos, nomeadamente «Associação Fotográfica do Porto», «Grupo Câmara» (Coimbra) e «Associação Fotográfica do Sul» (Évora). A sua vasta obra, dotada de um olhar poético sobre a realidade, fiz de si um dos melhores e mais galardoados fotógrafos portugueses do século XX com fotografias que abordam diversos temas, com destaque para a Natureza e a figura humana, que tão bem soube conciliar.
 Com fotografias como «Rodopio», «Igreja de S. Gonçalo», «De Regresso»,   «Tema de Pintores», «Matinal» e «Quietude», entre outras, obteve inúmeros prémios em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente o Grande Prémio de Camões (1960), na época, uma das mais altas distinções a nível nacional.
 Falecido em Janeiro de 2009, Eduardo Teixeira Pinto, deixou um espólio fotográfico de valor incalculável sendo vontade da família promover a  sua divulgação com a referida exposição.
Inserido nesse propósito foi publicado um livro, em Dezembro de 2010, Eduardo Teixeira Pinto - a poética da imagem, numa edição com o patrocínio total da empresa Mota Engil, com cerca 230 fotografias de Eduardo Teixeira Pinto agrupadas por temáticas: O Rio, A Nossa Terra, A Nossa Gente, as Festas e Outros Olhares.
 O trabalho de Eduardo Teixeira Pinto está patente no Museu -Amadeo de Souza-Cardoso - Amarante, com uma exposição permanente no primeiro piso daquele equipamento cultural.
 Em 2013 a família em cooperação com um grupo de amigos, constitui uma associação cujo o objetivo é promover a salvaguarda, valorização, dinamização e divulgação da obra de Eduardo Teixeira Pinto, promover a constituição do museu da fotografia e imagem Eduardo Teixeira Pinto, promover atividades, eventos, projetos e programas culturais e Cooperar com outras instituições, em tudo que seja consentâneo com os fins da Associação. Esta associação foi designada Associação para a criação do Museu Eduardo Teixeira Pinto.»
Esta iniciativa enquadra-se numa parceria de colaboração entre a Fundação Casa-Museu Maurício Penha, em Sanfins do Douro, o Ciclo Cultural da UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Biblioteca da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Vila Real, que também irão acolher as diversas exposições de fotografia de Eduardo Teixeira Pinto.


TRAGA -MUNDOS 

1 comentário:

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.