terça-feira, 5 de agosto de 2014

SALVAR O TUA: ABERTA INSPEÇÃO PARA AVERIGUAR IRREGULARIDADES NA BARRAGEM DO TUA

PORTO – Na sequência de uma denúncia da Plataforma Salvar o Tua, o Ministro do Ambiente Ordenamento do Território e Energia (MAOTE) ordenou uma inspeção às obras de construção da barragem de Foz Tua para averiguar eventuais infrações graves cometidas e incumprimentos de compromissos pela EDP.

 Este é mais um importante passo para a luta da Plataforma Salvar o Tua. O Ministério do Ambiente ordenou recentemente à Inspeção Geral do Ambiente, Mar e Ordenamento do Território (IGAMAOT) uma ação inspetiva focada em dois aspetos essenciais: o incumprimento de obrigações decorrentes da avaliação do impacte ambiental e o incumprimento de compromissos perante a UNESCO relativos ao Alto Douro Vinhateiro.
Esta decisão, aplaudida por todos os ativistas pelo Tua, resulta de várias denúncias feitas pela Plataforma Salvar o Tua sobre infrações cometidas pela EDP e de pedidos de esclarecimento endereçados pela UNESCO ao Governo Português. O IGAMAOT tem agora 30 dias úteis para apresentar o relatório oficial ao Ministério do Ambiente.
O principal objetivo desta ação inspetiva é “prevenir eventuais danos ambientais” já denunciados em relatórios anteriores pela Plataforma Salvar o Tua e que já tinham levantado várias dúvidas sobre o incumprimento das obrigações estipuladas pela Declaração de Impacte Ambiente (DIA) referente à construção da barragem hidroelétrica de Foz Tua.
Na carta dirigida à Plataforma, o Ministério do Ambiente afirma que “as alegadas irregularidades na construção do Aproveitamento Hidroeléctrico de Foz Tua carecem de ser verificadas, uma vez que o empreendimento é susceptível de ter impactes ambientais significativos, até pelo facto de estar executado na área da paisagem do Alto Douro Vinhateiro (ADV) classificada pela Unesco como Património da Humanidade”.
Não obstante este importante passo no processo contra a construção da barragem de Foz Tua, a Plataforma lamenta que o MAOTE não tenha, até agora mostrado qualquer intenção de dialogar sobre as questões políticas de fundo neste assunto: a utilidade pública desta obra, o investimento “inaceitável e perverso” no Programa Nacional de Barragens (300 milhões de euros) e a possibilidade de parar a construção da barragem de Foz Tua sem custos para o Estado, dada a natureza do incumprimento de obrigações contratuais por parte da EDP.
A Plataforma Salvar o Tua não dá tréguas nesta batalha que ganha, assim, novos contornos. Para setembro está já agendado um evento pela à causa com o apoio da Fundação Mário Soares.

 Fonte : http://local.pt/portugal/norte/salvar-o-tua-aberta-inspecao-para-averiguar-irregularidades-na-barragem-do-tua/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.