sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Diocese de Bragança-Miranda terá ainda este ano centro para restaurar arte sacra

O Centro de Conservação e Restauro da Diocese de Bragança-Miranda entrará em funcionamento até ao final do ano com intuito de recuperar o património religioso da região nordestina, disse hoje à Lusa fonte da Igreja Católica.
"O espaço onde vão funcionar as oficinas de restauros e os gabinetes dos técnicos estão praticamente concluídos, bem como salas de apoio à formação de futuros especialistas em restauro de arte sacra", acrescentou o padre António Pires, da Comissão de Arte Sacra diocesana.
Esta unidade vai funcionar em Sendim, concelho de Miranda do Douro, e resulta de uma necessidade de restaurar arte sacra da diocese nordestina, já que muitas vezes esse trabalho era feito longe dos lugares de origem das peças. "Para além do restauro, a diocese vai utilizar o futuro centro para fazer o inventário das peças de arte sacra de toda a região, com rigor científico", destacou o clérigo.
O centro servirá ainda de apoio e aconselhamento aos sacerdotes e comissões fabriqueiras, sempre que seja necessário, para intervenções nas igrejas ou na estatuária. Segundo os mentores do projecto, este apoio vai de encontro às necessidades actuais da diocese, dado que as intervenções nos templos ocorrem nas igrejas muitas vezes sem qualquer tipo de ajuda especializada, nem supervisão.
A vertente formativa do projecto pretende, por outro lado, criar mais equipas que possam responder às necessidades da região mas também actuar noutras zonas do país. A ideia é contratar técnicos qualificados em escultura e pintura numa tentativa de salvaguardar o património, mas a pretensão é também criar parcerias com empresas locais que estejam habilitadas para a intervenção patrimonial. 
A Comissão Diocesana de Arte Sacra vai ainda dispor de todo o inventário do património móvel já elaborado, devendo providenciar todos os trâmites necessário para concluir o processo. O Centro de Restauro de Arte Sacra, de acordo com o projeto já candidatado aos apoios comunitários, vai custar cerca de 90 mil euros e vai ficar instalado na Casa da Criança Mirandesa, em Sendim, Miranda do Douro.

1 comentário:

  1. Finalmente.Será que é desta? Ou vão deixar cair tudo em ruinas?

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.