domingo, 26 de outubro de 2014

VILA FLOR


Faro, João Rodrigues / Liarte, João de / Faro, Aarão Gabay/ Richart
(séculos XVI-XVII)
Filho de André Lopes e de Maria Vaz, de Vila Flor, João Rodrigues Faro era neto de João Rodrigues Isidro. Do lado paterno, era sobrinho dos mercadores Manuel Rodrigues Isidro e Vasco Peres Isidro, além de Isabel Vaz e Francisca de Sousa. Irmão de Francisco de Paz Isidro, João casou-se com a prima Beatriz Lopes (filha de Manuel Rodrigues).
Durante a primeira metade do século XVII, João Rodrigues Faro foi uma figura de relevo no meio das comunidades sefarditas dispersas pelo continente europeu. Na década de 20, João e a sua família encontravam-se em Madrid, mas no decénio seguinte, já estavam em Amesterdão.
Quando foi denunciado na Inquisição de Toledo, percebeu-se o quão abrangente era a sua rede de negócios, espalhada por cidades como Lubeque, Hamburgo, Amesterdão, Bayonne, Bordéus e Londres. Nesta última cidade, o mercador era também conhecido pelo nome de Richart. É possível que o biografado correspondesse a um Joan Luarte que Gérard Nahon refere na sua obra.
Apesar das acusações que recaíam sobre ele, o Tribunal do Santo Ofício não conseguiu prendê-lo e acabou por ser relaxado em estátua.
Bibliografia
Estudos
Gérard Nahon, Métropoles et Périphéries Sefarades d’Occident, Paris, Les Éditions du Cerf, 1993.
Maria José Pimenta Ferro Tavares, Los Judíos en Portugal, Madrid, MAPFRE, 1992, p. 336.
Markus Schreiber, Marranen in Madrid, 1600-1670, Estugarda, Franz Steiner Verlag, 1994, p. 287.
Fontes
ANTT, Inquisição de Coimbra, proc. n.º 448 (Manuel Rodrigues Isidro).

M. Fernanda Guimarães
A.J. Andrade.
 (Reedição de posts do blogue:  http://marranosemtrasosmontes.blogspot.com/ ) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.