terça-feira, 25 de novembro de 2014

Comidas Conversadas no restaurante NOBRE

Comidas Conversadas
comi0

Capa do livro

Em almoço de ontem, 22 de novembro de 2014, no restaurante Spazio Buondi NOBRE, em Lisboa, decorreu um almoço que serviu de pretexto para apresentação do livro Comidas Conversadas. Da autoria de António Manuel Monteiro e editado pela Âncora Editora, é o primeiro livro de uma coleção «Gastronomia e Cultura». O autor é, possivelmente, o escritor que mais obra organizada tem acerca dos comeres, e das tradições associadas à alimentação, sobre a região transmontana e alto-duriense. E com mais séria investigação. Já nos habituou a uma linguagem invulgar que não é mais do que um vocabulário que se encontrava naquela região e outro, de fácil dedução, proveniente de algum palavreado local. E essa forma de escrever é mais um atrativo do livro.

comi1

Mesa com os livros

O autor, como eu, tivemos a sorte de ter nascido e ter sido educados na província. Por isso sempre tivemos uma perceção de uma cultura regional que por vezes se sobrepunha com a nacional e que hoje convivem em sossego. No livro vamos perceber como o mais pequeno detalhe, que liga os produtos da terra à alimentação, constitui elemento determinante para o, agora, reconhecimento do património imaterial identificador da região.
Os capítulos do livros mergulham-nos no entendimento alargado sobre as Alheiras de Mirandela, os Cuscos de Vinhais, os Comeres Cediços e de Sustimento, A Propósitode Urtigas, os Rabos de Polvo das Bruxas, os Vegetais Relegados, O Peixe das Tréguas, o Elogio do Castanheiro, A Sexualidade dos Vinhos, as Doçuras e Delicadezas de Sabor Amendoado, e Comer sem Azeite é Comer Miudinho.  Contém ainda um Glossário valioso. Tudo ingredientes para partir à procura do livro. Indispensável para o entendimento do património imaterial transmontano e alto-duriense.

Eis algumas imagens de alguns elementos gustativos do almoço, e ainda fotos de alguns dos presentes:
comi2
Fatias de Presunto Bísaro


comi3
Peixinhos da Horta

comi4
Bochechas de Porco Bísaro com Puré de Castanhas
comi5
Sonhos de Castanhas para acompanhar o Café

comi6
António Manuel Monteiro, o autor em primeiro plano, e António Batista Lopes, o editor.
comi7
Nuno Aires, Presidente da Direção da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro em Lisboa, Rodrigo Menezes, Foodie e transmontano, Paulo Amado, ilustre personagem da escrita e de eventos da gastronomia em Portugal
comi8
O editor, o autor, eu e o grande Amadeu Ferreira
Excelentes a prestação culinária e o serviço do restaurante NOBRE.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.