quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Padre Albino Reis

Foto :Correio da Manhã
Quando  li a notícia de hoje no Jornal de Noticias sobre o protesto contra saída do padre de Canelas e o nome do pároco Albino Reis, nem queria acreditar no que lia. O Padre Albino Reis, pároco da freguesia de Mafamude e Vilar do Paraiso, estudou em Torre de Moncorvo na década de 70 do século passado e continuou os seus estudos na ordem religiosa Comboniana    em Coimbra.Como frade, depois de concluir os estudos, esteve em vários países de Africa e no Brasil. Lembro-me muito bem do Albino Reis enquanto estudante. Muito inteligente e sabedor daquilo que fazia, pessoa simples e amigo do seu amigo, quando confidenciou que ia ingressar na ordem religiosa Comboniana em Coimbra, pensávamos que seria uma coisa passageira, não víamos o Albino metido em ordens religiosas ou politicas numa época bastante conturbada do país. Uns anos depois, tive noticias dele através do Padre Rebelo. Andava pelo Brasil (Amazónia) depois de estar num convento em França (não me lembro do nome) e em vários países de Africa, perdi-lhe o rasto até  ao dia em que o vi na televisão no programa “Praça  da Alegria”.É pároco da freguesia de Mafamude e Vilar do Paraíso. Hoje li a noticia sobre o protesto contra a saída do padre de Canelas, onde o Padre Albino Reis era o alvo a abater pelos “cristãos” daquela freguesia, sem ter culpa nenhuma . Se aceitou esta difícil missão ,elesaberá o motivo. É uma pessoa inteligente e sabe o que faz. Foi meu colega na escola Secundária em Torre De Moncorvo e sempre acreditei nele.

Notícia do Jornal de Noticias do dia 10 de Novembro 2014
A missa, celebrada pelo padre Albino Reis, estava prevista para as 11 horas, mas acabou por acontecer 20 minutos mais tarde para cerca de 40 pessoas, com um ambiente de grande exaltação no exterior da igreja.
Cerca de 20 agentes da GNR estiveram no local.
Recorde-se que foi criado o movimento "Uma comunidade reage!" para apoiar e defender a continuidade do padre Roberto Sousa nesta paróquia, tendo realizado várias ações de protesto e recolhido 5.800 assinaturas para um abaixo-assinado.
A decisão da transferência do pároco, pela Diocese do Porto, foi anunciada no passado dia 24 de julho.
Nota: O padre Albino Reis era retornado, não tinha qualquer ligação a Torre de Moncorvo.Hospedou-se na casa da D. Júlia Baptista, no Largo Santo António.

Carlos Manuel Firmino Ricardo


3 comentários:

  1. É um grande homem. Cheguei a estar com ele em Mafamude. Viveu na minha casa em Moncorvo enquanto aí estudou. Abraço para ele.

    ResponderEliminar
  2. Os "cristãos" são assim, vingativos e não sabem o que fazem, agora é o cabelo do homem que os incomoda, (jornal de Noticias do dia 16 de Novembro http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Vila+Nova+de+Gaia&Option=Interior&content_id=4243753 ) se é assim então Cristo também é um alvo a abater? Tenham vergonha todos aqueles "Cristãos" que fazem isso, "badalhoco" "Corta o Cabelo e as Barbas", "Tem Apresentação", "És Um Judas", "Cristo foi Traido", enfim insultos que depois andam em igrejas a bater com a mão no peito "Peço-vos perdão pelos que não creem, não adoram, não esperam e não amam" tenham vergonha e deixem o homem em paz

    ResponderEliminar
  3. O Pe. Albino Reis é pároco da freguesia de Vilar de Andorinho e agora de Canelas (e não se Mafamude nem Vilar do Paraíso. )

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.