sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Direcção Regional de Cultura do Norte e a Igreja Matriz de Moncorvo,

2014
A DRCN - Direcção Regional de Cultura do Norte decidiu intervir na igreja Matriz de Torre de Moncorvo, monumento nacional, que estava a meter água por todos os cantos. O bom senso prevaleceu para aqueles lados da secretaria da cultura (temos que festejar). 

Espero  que esta reabilitação exterior da cabeceira da igreja e respectiva envolvente, nome que designa a obra, vá até ao fim e que não aconteça o mesmo que aconteceu no ano de 2008: teve uma intervenção do mesmo género, ficando pior do que antes. Esta obra tem um custo de €156.776.17 (Iva Incluido). Somando esta quantia a outra do ano 2008, dava para fazer uma igreja nova, ou uma catedral.


2008
Seguem as fotografias tiradas na semana passada, no mesmo local onde fizeram as obras de restauro na igreja matriz no ano 2008, a que fiz referência. Gastar duas vezes o dinheiro no mesmo local em tão curto espaço de tempo, sem que haja responsáveis por tal coisa, parece-me muito absurdo. Como diz o provérbio, "Não bate a bota com a perdigota". Era bom que alguém investigasse isto.

Carlos Ricardo (Camané)


5 comentários:

  1. Sim senhor! Pois, vamos lá ver se no final o povo não tem de ir à missa com chapéu de chuva...:). Esperemos que haja profissionalismo, obrigada pela notícia.

    ResponderEliminar
  2. Carlos Santos :
    Que saibam restaurar bem, é o que se espera, pois há restauros, sobretudo interiores, no que toca a talha dourada, que são autênticos atentados ao Património! mesmo nas esculturas sacras e Barrocas, se fazem crimes de lesa-Pátria!!!

    ResponderEliminar
  3. Dizem que a construção durou 100 anos e por este andar são mais 100 para o restauro.Se um dia cair devido à eficiência do ex-IPAAR quero uma pedra como recordação.Dez mil moncorvenses deve dar,portanto, um calhau a cada um.
    E viva a cultura!
    Pedreiro livre

    ResponderEliminar
  4. AH! e um abraço ao Camané.

    ResponderEliminar
  5. Devia-se procurar os (ir)responsáveis .

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.