quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Guia do Enoturismo em Portugal, de Maria João de Almeida, por Virgílio Gomes

guiaenoTítulo: Guia do Enoturismo em Portugal
Autor: Maria João de Almeida
Editora: Zest – Books for Life

No mundo profissional e de leitura sobre vinhos, a autora é sobejamente conhecida para fazer a sua apresentação. Claro que tenho a Maria João em apreço elevado e tenho a sorte de com ela ter alguns momentos de partilha muito agradáveis. Para não escrever sobre as gravações que fiz para o seu canal Tv de vinhos que nos permitiu uma maior proximidade. Por onde passa deixa as suas marcas. E eu aplaudo.
Este guia já fazia falta. Até para ajudar os portugueses a melhorar a sua auto estima. E perceber que somos bons e temos muito para dar. É inquestionável o papel que Portugal desempenhou no mundo sobre o vinho e, agora, novamente com o reconhecimento que é feito aos nossos vinhos.
Permito-me transcrever o que a autora escreveu na revista UP sobre o guia: … é sempre bom saber quais são as melhores adegas a visitar. E as melhores, para mim, não são só as dos produtores mais conhecidos, as maiores ou apenas as que têm alojamento. Os enoturismos em destaque neste guia são aqueles que recebem bem os visitantes. Que os esperam de braços abertos, lhes contam a sua história e lhes dão a provar os seus vinhos com a mesma paixão e entusiasmo com que os produzem.
Pois assim é o guia. Está organizado por regiões, e em cada região são apresentados os lugares eleitos, e ainda sugestões de alojamento e de boa mesa. Naturalmente que os grandes textos vão para os locais de enoturismo. A qualidade da escrita, a que Maria João já nos habituou, é um atributo fundamental que nos leva a querer conhecer todas as histórias.
Neste livro deve ainda ressaltar-se o grafismo de alta qualidade. Já lhes abri o apetite? A solução é comprar já o guia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.