segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Trancoso lança cinco rotas e circuitos culturais para dinamizar o turismo

TrancosoA Câmara Municipal de Trancoso anunciou hoje o lançamento de cinco rotas e circuitos culturais com o objetivo de aumentar a oferta turística do concelho e de melhorar a informação disponibilizada aos visitantes.
“É a ação mais relevante realizada na última década, em termos de promoção e de divulgação, porque todos os monumentos passam a estar sinalizados”, disse hoje à agência Lusa o presidente da autarquia de Trancoso, Amílcar Salvador.
Segundo o autarca, o projeto, integrado no programa das Aldeias Históricas de Portugal, envolveu a criação de cinco circuitos culturais, sendo quatro na cidade e um que faz a ligação entre Trancoso e a aldeia de Moreira de Rei.
O primeiro circuito, denominado “Perímetro Amuralhado”, envolve todos os monumentos situados no interior das muralhas de Trancoso.
O segundo, com a designação de “Campo da Feira”, abrange a zona onde estão situadas as capelas de São Bartolomeu, Santa Eufémia e o antigo Convento dos Frades.
“Campo Militar da Batalha de Trancoso” é a denominação do terceiro roteiro que, segundo o autarca, “faz a ligação desde a cidade até ao Planalto de São Marcos”, onde ocorreu a Batalha de Trancoso, travada em 29 de maio de 1385, entre forças portuguesas e castelhanas.
O quarto circuito cultural designa-se “Legado Medieval Extra-Muros” e dá a conhecer aos visitantes, entre outros monumentos, as capelas de Santa Luzia e de Nossa Senhora da Festa, as portas D´El Rei, necrópoles, a estátua de João Tição e um caminho medieval.

Por fim, a rota cultural “Guardiões do Planalto”, levará o visitante por um percurso pedestre com cerca de 21 quilómetros de extensão, ligando a cidade de Trancoso e a aldeia de Moreira de Rei.
O autarca Amílcar Salvador explicou à Lusa que os circuitos são divulgados em desdobráveis e que todos os monumentos da cidade passam a estar sinalizados e a ostentar placas “com uma descrição relativa a cada um”, sendo a imagem e a sinalética comum a todas as Aldeias Históricas de Portugal, onde Trancoso se inclui.
“É uma grande ação em termos de divulgação do património cultural e monumental de Trancoso”, reconhece o responsável, indicando que o turista passa a ter uma nova forma de poder ser orientado na visita pelos vários monumentos da cidade.
Os “Caminhos Históricos de Trancoso” serão inaugurados e apresentados publicamente no sábado, no decorrer de uma ação a realizar, a partir das 15:00, no Salão Nobre da Câmara Municipal.
A autarquia investiu cerca de 50 mil euros na sua execução, tendo registado um financiamento de 85% do programa das Aldeias Históricas de Portugal.

“Descubra os encantos, conheça a História, deslumbre-se com a paisagem e sinta a hospitalidade dos trancosenses”, é o desafio agora lançado por aquele município do distrito da Guarda.

Fonte: http://www.asbeiras.pt/2014/12/trancoso-lanca-cinco-rotas-e-circuitos-culturais-para-dinamizar-o-turismo/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.