sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

DOIS HOMENS NUM SÓ ROSTO, por Hercília Agarez

    Coimbra, 20 de Maio [1947] – Quando conseguirei eu tirar de uma vez a minha máscara? Ser eu, plenamente? Eu, um homem bom, simples e sociável. O que isto tem custado! De defesa em defesa, de traumatismo em traumatismo, fiquei como a orelha de um atleta de circo, que observei um dia, encarquilhada e disforme.
    […] Tanta pancada levei, tanto pé me pisou a pele, que me fiz tojo arnal. E ninguém que me conhece suspeita sequer do outro que está por trás de mim, alegre como um passarinho, brando como uma folha, delicado como um rebento.
    […] Poucos devem ter tido no mundo a minha sorte: ser um homem inteiramente livre. […] Permaneci na minha pureza natural, cidadão livre do mundo e português. Mas não há dúvida que, para a maioria, me cerquei de arame farpado. É inegável que fechei muitas portas a quem talvez as devesse abrir, mesmo se quando tentei fazê-lo me entrou por elas um vendaval.
                                                                                              Diário IV


    É este homem, assim auto-analisado, que pretendemos dar a conhecer melhor em abordagens de temática diversa. É o nó cego de contradições, em permanente estado agónico, obcecado por uma dúvida: Conseguirei eu dar aos outros um retrato fiel e sincero da minha verdadeira pessoa humana? Falamos do homem telúrico, do médico, do escritor, do revolucionário, do andarilho. Do cidadão comum de perfil duro como o perfil do mundo que não deixa transparecer a graça da poesia. Dois homens num só rosto! E está tudo dito….

MARIA HERCÍLIA AGAREZ
Maria Hercília Agarez de Campos Marques nasceu em Vila Real em 1944.
É professora aposentada do ensino secundário.
É  autora dos livros A Brincar que o Digas (crónicas) 2001,  Miguel Torga: a Força das Raízes (ensaio) 2007, Histórias que o Povo Tece -  Contos do Marão (2011) e co-autora da Antologia de A.M. Pires Cabral Aqui e Agora Assumir o Nordeste (2011). Está representada em várias publicações dos Serviços Municipais de Cultura de Vila Real – Revista Tellus , Histórias Tiradas da Gaveta, Pequeno Cancioneiro de Natal, Vila Real Histórias ao Café.
Tem artigos publicados em inúmeras revistas culturais.
 Está representada em A Terra de Duas Línguas – Antologia de Autores Trasmontanos, 2011 e Uma Longa Viagem com Torga, de João Céu e Silva, 2007 (entrevista).
Está representada com o título A Tia Ana Mocha e o Euro, A Terra de Duas Línguas II - Antologia de Autores Transmontanos -   coordenada por Ernesto RODRIGUES e Amadeu FERREIRA, editor: Lema d’Origem Editora, Porto, 2013, p. 245-250.
É estudiosa dos escritores Camilo Castelo Branco, João de Araújo Correia, Miguel Torga e Luísa Dacosta.
Foi, de 1999 a 2011, colaboradora permanente do jornal Notícias de Vila Real.
É membro da direcção da Tertúlia João de Araújo Correia (Régua) e da Academia de Letras de Trás-os-Montes (Bragança).

É sócia da Associação Portuguesa de Escritores.

Clique na imagem para aumentar ou abra a imagem numa nova janela para poder ampliá-la ainda mais.
(Clique com o botão direito do rato em cima da imagem que pretende ampliar e depois escolha a opção: "Abrir hiperligação numa nova janela", na mesma surge ainda uma lupa com um + para poder ampliar uma segunda vez)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.