quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Perceber os princípios: convite


















No mesmo bairro e no mesmo dia 10 de Janeiro em que, há 140 anos, foi criado o primeiro Partido Socialista.

--

Neste livro, encontramos precisamente uma expressão da luta por esses valores, que desde sempre o autor prosseguiu e que, por vezes quando muitos outros parecem desistir, teima em prosseguir. É a sua esperança num mundo melhor e mais justo que perpassa nestas páginas de evocação dos princípios do socialismo e das suas origens, claramente, aliás, numa linha que identifica este ideário humanista e libertador com aquela definição de Antero, que o autor cita, quando – em resposta à pergunta “o que é o socialismo?” - diz ser ele “a reclamação da justiça e da igualdade nas relações dos homens; dos homens que a natureza criou livres e iguais e de que a organização social fez como que duas raças inimigas, uma que manda, goza e oprime, outra que obedece, trabalha e sofre; de um lado senhores, aristocratas, capitalistas; do outro, escravos, servos, proletários!”. Por isso, acrescenta ainda Antero, é ele “tão antigo como a injustiça e a opressão do pobre pelo rico, do desvalido pelo poderoso, não é mais do que o protesto dos que sofrem contra a organização viciosa que os faz sofrer”.

José João Abrantes (excerto do prefácio)

--

Francisco Castro Rego é Engenheiro Silvicultor, e Doutorado na mesma área pela Universidade de Idaho (EUA). Foi Professor na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e depois na Universidade Técnica de Lisboa, tendo sido Presidente do Instituto Superior de Agronomia. Foi também Director da Estação Florestal, Presidente do Instituto Florestal Europeu e Director-Geral dos Recursos Florestais.
Tem participado em diversas iniciativas políticas, tanto no âmbito do Partido Socialista, como noutras iniciativas de cooperação entre forças políticas da esquerda. “Princípios do Socialismo - à volta de Antero” é a primeira obra que publica fora do seu âmbito de investigação profissional.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.