quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Vila Real - Capital da Cultura do Eixo Atlântico em 2016 destaca o vinho e o Douro

DouroVila Real, a Capital da Cultura do Eixo Atlântico em 2016, vai ser palco para cerca de 100 eventos de teatro, música, cinema, dança e literatura que vão ter como mote principal o vinho e o Douro.
As cidades de Vila Real e de Matosinhos vão partilhar o estatuto de Capital da Cultura do Eixo Atlântico em 2016, sucedendo à cidade espanhola de Ourense.
“É uma iniciativa que vai ajudar a projectar Vila Real como cidade de cultura e permitirá aprofundar a relação do Norte de Portugal com a Galiza”, afirmou hoje à agência  Lusa o presidente desta autarquia, Rui Santos.
O mote da candidatura a Capital da Cultura do Eixo Atlântico foi o vinho produzido na região demarcada mais antiga do mundo – o Douro, pelo que a maior parte dos eventos a realizar em 2016 se concentrarão na época das vindimas, entre Setembro e Novembro.
Vila Real propõe uma “programação ecléctica” e que abrange as diferentes áreas artísticas.
Para a Capital da Cultura vai ser preparada, conjuntamente com a companhia ibérica Peripécia Teatro, uma peça teatral assente na história das relações luso-galaicas.
A organização pretende ainda que o cidadão “seja mais do que um espectador”. O envolvimento da comunidade local será reforçado através da participação directa em espectáculos e na curadoria parcial de alguns eventos, como as mostras de Cinema, de Música Clássica e de Cultura Urbana.
A programação inclui ainda a 10.ª edição do Festival de Música Douro Jazz, bem como exposições de fotografia, artes plásticas ou escultura e um desfile de trajes e alfaias tradicionais relacionadas com a cultura do vinho.
No âmbito da literatura, o destaque vai para a realização do festival “Os livros estão na rua” e o desenvolvimento da rota literária “O Douro como fonte de inspiração”.
Para o encerramento do evento, vai ser preparada uma produção multidisciplinar (teatro, dança, música) que juntará artistas profissionais e elementos da comunidade.
Rui Santos considerou que a Capital da Cultura vai atrair mais visitantes à cidade e ajudará também a rentabilizar os equipamentos culturais, como o teatro, o conservatório, a biblioteca, o arquivo municipal e os três museus municipais.
As actividades estendem-se também à rua.
Enquanto Capital da Cultura do Eixo Atlântico, Vila Real vai ser palco para a realização de mais de uma centena de eventos.
A Capital da Cultura do Eixo Atlântico foi criada em 2007 e visa potenciar as expressões culturais das cidades do Norte de Portugal e da Galiza que compõem esta organização de cooperação transfronteiriça, contribuindo para consolidar os valores comuns e para promover os artistas portugueses e galegos das mais diversas áreas.

Fonte : Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.