segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

João Bigotte Chorão apresenta nova edição de Contos Bárbaros, de João de Araújo Correia


A obra Contos Bárbaros, de João de Araújo Correia, é apresentada pelo escritor e crítico literário João Bigotte Chorão, amanhã, 24 de Fevereiro, pelas 18:30 horas, na Fnac Colombo, em Lisboa.
Contos Bárbaros é uma das mais expressivas colectâneas de contos do autor, que representa, nestes escritos, a dureza da terra e das gentes do Alto Douro. Publicada pela primeira vez em 1939, é reeditada em parceria com a Tertúlia João de Araújo Correia, respeitando o texto da 2.ª edição, revista pelo autor.
 João de Araújo Correia nasceu a 1 de Janeiro de 1899, em Canelas do Douro (Peso da Régua).
 Frequentou a escola primária na Régua. No liceu de Vila Real fez exame de Francês e Inglês. Para prosseguir os estudos, partiu para o Porto e aí frequentou a Escola Académica antes de ingressar na Faculdade de Medicina.
 Devido a doença, teve de interromper o curso, que concluiu apenas seis anos mais tarde. Aproveitou a convalescença para ler e escrever, para se cultivar e reflectir. Nesse período, iniciou a sua colaboração na imprensa regional.

Em 1922, casou com Maria da Luz de Matos Silva, de quem teve cinco filhos. Fixou-se na Régua.
 Em 1935, fundou, com dois amigos, a Imprensa do Douro, que publicou quase todos os livros do escritor. A sua verdadeira estreia literária foi em 1938, com Sem Método.
 Médico a tempo inteiro e escritor de “horas mortas”, João de Araújo Correia desenvolveu, contudo, uma intensa actividade literária, publicando com regularidade contos, crónicas, ensaios, sem esquecer a colaboração na imprensa regional e nacional. Em 1969, foi-lhe atribuído o Prémio Nacional de Novelística.
Morreu a 31 de Dezembro de 1986 e foi sepultado em Canelas do Douro.


Algumas Obras: Sem Método (1938); Contos Durienses (1941); Terra Ingrata (1946); Três Meses de Inferno (1946); Cinza do Lar (1951); Folhas de Xisto (1959); Manta de Farrapos (1962); Montes Pintados (1964); Horas Mortas (1968); Pó Levantado (1974); Pontos Finais (1975); Outro Mundo (1980).

Clique na imagem para aumentar ou abra a imagem numa nova janela para poder ampliá-la ainda mais.
(Clique com o botão direito do rato em cima da imagem que pretende ampliar e depois escolha a opção: "Abrir hiperligação numa nova janela", na mesma surge ainda uma lupa com um + para poder ampliar uma segunda vez)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.