terça-feira, 17 de março de 2015

Alfândega da Fé - 1ª Sessão Ordinária da Assembleia Municipal


Caríssimos Munícipes,
No passado dia 21 de Fevereiro do corrente ano, realizou-se a 1ª Sessão Ordinária da Assembleia Municipal do nosso Município, tendo sido abordado o ponto 8 da “Ordem do Dia” acerca do “ Debate Sobre o Feriado Municipal”.
Da documentação enviada a todos os deputados municipais constava um texto da autoria do Prof. Francisco José Lopes, “SOBRE O FERIADO MUNICIPAL DE ALFÂNDEGA DA FÉ”, o qual, funcionou como documento impulsionador de um debate que se pretende venha a decorrer no seio da comunidade, em todas as freguesias e com a participação do maior número de fregueses.
O Feriado Municipal foi instituído na sessão de 24 de Setembro de 1978 da Assembleia Municipal e foi escolhido o dia de S. Pedro, apenas por ser o dia do Orago da Paróquia da sede do concelho.
Após a apresentação do texto, foi sugerida a criação de uma comissão, tendo sido aprovada por unanimidade a sua composição e à qual tenho a honra de pertencer, dela fazendo parte também, Francisco José Lopes, Diamantino Mário Lopes, Nelson Artur Castilho, Luís Terêncio e António Pacheco, para acompanhar e trabalhar o tema, com vista à implementação de um programa que possa ser agregador de opiniões.
Concordo com o texto do Prof. Francisco José Lopes e desde já apoio a data por ele sugerida para passar a ser o dia do nosso Feriado Municipal, por ser um importante marco histórico concelhio.
Tal como qualquer um de nós celebra anualmente a data do seu nascimento como sendo o dia mais importante, também o Município de Alfândega da Fé ganharia, julgo eu, em passar a comemorar o seu Feriado Municipal, recordando a data que o viu nascer, o dia 8 de Maio de 1294, pela pena do Rei D. Dinis, quando nos concedeu o 1º Foral.

Contamos com a colaboração de todos e mãos à obra!
Alfândega da Fé, 09 de Março de 2015
Nuno Maria Abreu Pinheiro Miranda
(Presidente da Mesa da Assembleia Municipal)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.