quinta-feira, 19 de março de 2015

Torre de Moncorvo - Fim-de-Semana Gastronómico do Borrego da Churra da Terra Quente


No passado fim-de-semana, de 6 a 8 de Março, aconteceu em Torre de Moncorvo o fim-de-semana gastronómico do Borrego da Churra da Terra Quente.
Quinze restaurantes da vila e de algumas freguesias do concelho serviram pratos confecionados com borrego: assado no forno ou na brasa, estufado, com arroz de miúdos, em ensopado ou em caldeirada.
Muitos foram aqueles que participaram neste evento gastronómico e que se deslocaram à região para provar esta iguaria. A iniciativa foi considerada um sucesso, pretendendo a organização mante-la nos próximos anos.
Este prato é muito apreciado porque os animais são criados à base de pastos e abatidos muito jovens, o que define e mantém o sabor caraterístico desta carne, normalmente de cor muito clara, tenra, sem gordura e extremamente saborosa.
 Os visitantes puderam ainda provar como sobremesa o delicioso bolo de amêndoa, o requeijão e o queijo terrincho, acompanhados com compotas tradicionais, não esquecendo as famosas amêndoas cobertas, tão típicas deste concelho.
O Fim-de-semana Gastronómico é organizado pela Associação dos Comerciantes e Industriais do Concelho de Moncorvo, Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Churra da Terra Quente, Câmara Municipal de Torre de Moncorvo e Douro Superior - Associação de Desenvolvimento, com o apoio do PRODER.

Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, 13 de Março de 2015

Luciana Raimundo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.