sexta-feira, 15 de maio de 2015

DRCN - Projeto "Escritores a Norte, vidas com obra em casas d'escritas"

Projeto liga escritores através da internet, livro e documentários
Segundo anunciou hoje a DRCN, o projeto "Escritores a Norte, vidas com obra em casas d'escritas" tem como objetivo "promover e divulgar o vasto património" tanto literário como o que está relacionado com as casas ligadas a alguns escritores do Norte.
Esta iniciativa resulta de uma candidatura de 145 mil euros ao programa operacional regional do norte ON2.
O projeto abrange a Quinta das Quintãs, sobre os escritores Domingos Monteiro, Pina de Morais e Graça Pina de Morais (Mesão Frio), ainda o Espaço Miguel Torga e Casa Miguel Torga, sobre o escritor Miguel Torga (Sabrosa), a Casa de Camilo Castelo Branco, sobre Camilo Castelo Branco (Vila Nova de Famalicão), a Fundação Arthur Cupertino de Miranda, sobre Mário Cesariny (Vila Nova de Famalicão) e a Casa Museu Ferreira de Castro, sobre o escritor Ferreira de Castro (Oliveira de Azeméis).
Inclui ainda a Casa Museu Guerra Junqueiro, sobre Guerra Junqueiro (Porto), Casa Museu Aquilino Ribeiro, sobre o escritor Aquilino Ribeiro (Moimenta da Beira) a Fundação Eça de Queirós, sobre o escritor Eça de Queirós (Baião) e Casa Museu José Régio, sobre José Régio (Vila do Conde).
O projeto, com trabalhos já em curso desde novembro passado e cuja conclusão está prevista finais de junho, prevê a realização de três ações.
São elas a criação de um portal dedicado e destinado às nove casas envolvidas, onde ficará alojada toda a informação respeitante a cada um dos espaços memória, aos escritores associados e ao património envolvido.
Visa ainda a edição de um livro que será editado em quatro línguas (português, francês, inglês e espanhol) com uma tiragem prevista de 6000 exemplares e que já está em fase de revisão.
Bem como a produção de nove documentários, que resultarão numa série de televisão e posterior lançamento, em formato DVD, sendo cada documentário dedicado a uma casa, escritor e património associados.
Neste momento está a decorrer a recolha de imagens para esta série de documentários que visa divulgar a vida e obra dos escritores.
Paralelamente a este projeto, a DRCN está transformar a antiga casa de Miguel Torga, em São Martinho de Anta, Sabrosa, num espaço museológico e de memória do escritor e médico.
Segundo fonte da direção regional, está em curso a fase de execução do projeto para abrir ao público o pequeno edifício térreo, que foi doado pela filha do escritor, Clara Crabbé Rocha, à DRCN.

Fonte:http://www.noticiasaominuto.com/cultura/390251/projeto-liga-escritores-atraves-da-internet-livro-e-documentarios

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.