terça-feira, 26 de julho de 2016

Freixo de Espada à Cinta - Poiares

Foto de Henri Richard.
Poiares é uma freguesia portuguesa do concelho de Freixo de Espada à Cinta, com 40,74 km² de área e 411 habitantes (2011). Densidade: 10,1 hab/km².
Distando seis quilómetros da sede do concelho, a airosa freguesia de Poiares faz frente ao escalvado cerro espanhol de Fregeneda. Junto ao rio Douro existem as ruínas de um castelo, onde segundo a tradição, se ergueu a vila de Alva, que constituiu um concelho suprimido em 1236 e agora integrada nesta freguesia.1
Poiares possui um nótavel documento pré-histórico, uma pintura rupestre de uma lontra (para alguns um gato), chapada na testa de uma fraga que se levanta na famosa Calçada de Alpajares. Esta íngreme calçada romana passava (foi levada ou destruida pela força das águas da Ribeira do Mosteiro) numa ponte de construção tão arrojada, que o povo diz ser obra do Diabo. É traçada em ziguezague e feita de duros quartzitos em elegantes lacetes.

Em Poiares respira-se grandiosidade que atinge a maior expressão no rochedo ciclópico do Penedo Durão e no fantástico espectáculo natural das escarpas silúricas da Ribeira do Mosteiro.

Reedição de posts desde o início do blogue.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.