quinta-feira, 18 de junho de 2015

Torre de Moncorvo: Encontro “Judeus em Portugal – História e Cultura”

A vila de Torre de Moncorvo recebe nos dias 19 e 20 de Junho um colóquio sobre “Judeus em Portugal – História e Cultura.” Do programa fazem parte várias comunicações, assinatura de protocolos, apresentação de livros, visitas guiadas e música sefardita. 
As atividades iniciam no dia 19, pelas 16h30, com o descerramento da placa do futuro Centro de Estudos Judaicos Maria da Assunção Carqueja e Adriano Vasco Rodrigues, na antiga sinagoga situada na Rua Nova. Às 17h00 o Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, procede à abertura dos trabalhos deste colóquio seguindo-se as comunicações de José Levy Domingos sobre “ Miguel Telles da Costa, Governador no Brasil, capitão-mor de D. Pedro II”, de Miriam Assor sobre “Amato Lusitano e Garcia da Orta - Médicos Judeus no Exílio” e de Paulo Ribeirinho Soares sobre “ A Imagem Arquitetónica das Construções Judaicas”. Será ainda apresentado o livro “Jacob (Francisco) Rodrigues Pereira – Cidadão do Mundo, Sefardita e Transmontano” de António Júlio Andrade.
Pelas 21h30 decorre a apresentação do livro “Na Rota dos Marranos de Trás-os-Montes” de Maria Fernanda Guimarães e António Júlio Andrade. Já às 22h30 realiza-se uma visita guiada pela Rota dos Judeus de Torre de Moncorvo, que contará com a teatralização do Grupo Alma de Ferro Teatro.


No Sábado, dia 20 Junho, pelas 15h00, tem lugar a assinatura do contrato promessa de aquisição do edifício da antiga sinagoga.  Decorrem ainda as comunicações de Fernando Augusto Machado sobre “Ribeiro Sanches – Medicina e Interculturalidade”, de Carolino Tapadejo sobre “Judeus em Castelo de Vide – História e Tradição”, António Moniz de Palme sobre “O Cônsul Português Aristides de Sousa Mendes e os judeus na Europa, durante a Segunda Guerra Mundial” e João Campos sobre “O Projeto do Memorial Judaico em Vilar Formoso”, cuja moderação ficará a cargo de Adília Fernandes.
Realiza-se ainda a apresentação de duas obras sobre judeus “ Gente de Nação Além e Aquém Côa (Judeus Sefarditas) de Maria da Assunção Carqueja e Adriano Vasco Rodrigues e “ A Família de Winter e a Fuga aos Nazis. A Ajuda do Cônsul Aristides de Sousa Mendes”, de Adriano Vasco Rodrigues. A sessão de encerramento do encontro fica a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo e do Professor Adriano vasco Rodrigues.
 No final do colóquio tem lugar um porto de honra animado com música sefardita, interpretada pela Escola Municipal Sabor Artes.
Torre de Moncorvo possui um vasto património material e imaterial ligado ao Judaísmo, destacamos a antiga sinagoga, a casa da inquisição, a casa dos Navarros, a casa da Pelicana, a Igreja da Misericórdia, a rua dos sapateiros, o tríptico da Igreja Matriz, o chafariz da horta, as cobrideiras de amêndoa, o lagar da cera de Felgueiras e algumas marcas de simbologia religiosa que se encontram em algumas aldeias do concelho.

Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, 17 de Junho de 2015

Luciana Raimundo 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.