segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Freixo de Espada à Cinta - Convento de São Filipe de Néry recebeu Portocello

Atuou ontem na Igreja do Convento de São Filipe de Néry, em Freixo de Espada à Cinta, o quarteto de violoncelos Portocello. Com quase 15 anos de existência o quarteto de músicos deu vida ao monumento marcante da vila de Freixo, e a audiência presente foi expressiva que se rendeu ao som penetrante deste instrumento. 

O conjunto de peças tocadas pelo quarteto de violoncelistas foi também diversificado terminando de forma curiosa com um arranjo de uma música do grupo de Rock “Metallica” com o nome “Nothing else matters”. 

O festival “Oito mãos, monumentos com música dentro” vem percorrendo desde Setembro a região de Trás os Montes e Alto Douro e já vai na sua terceira edição. O objetivo deste evento é precisamente como o seu nome transmite, “dar vida” a monumentos históricos das várias regiões transmontanas e do Alto Douro, aliando a riqueza cultural à música que a pluralidade de instrumentos proporciona. 

As regiões por onde passa este “evento original e único” são Torre de Moncorvo, Penedono, Freixo de Espada à Cinta, Lamego, Vila Real, Tabuaço, Vila Pouca de Aguiar e Mesão Frio. 

A diversidade de instrumentos também é uma característica deste festival que inclui harpas, instrumentos de percussão (como marimba), violoncelos, guitarras e vários instrumentos de sopro como saxofones, flauta transversal entre outros. Com isto, o festival pretende com o total de oito concertos, percorrer estas regiões apresentando a multiculturalidade de sons que reúne, nos monumentos representativos de cada região. 

O festival que vai já na sua terceira edição teve início dia 13 de Setembro na Igreja Matriz de Barcos em Tabuaço com um concerto de harpas e terminará no dia 31 de Outubro no Castelo de Aguiar em Vila Pouca de Aguiar ao som de um quarteto de flautas transversais.  

Gabinete de Comunicação da CM de Freixo de Espada à Cinta, 28 de Setembro de 2015
Joana Vargas 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.