segunda-feira, 4 de julho de 2016

Douro Azul avança com projecto para o Tua




A Douro Azul vai desenvolver o projecto turístico da Linha do Tua, esperando iniciar a exploração comercial do mesmo em Março do próximo ano, disse o líder da empresa, Mário Ferreira, ao Negócios.

A Douro Azul vai desenvolver o projecto turístico da Linha do Tua, esperando iniciar a exploração comercial do mesmo em Março do próximo ano, disse o líder da empresa, Mário Ferreira, ao Negócios.

O projecto, que inclui a recuperação da linha de comboio entre a Burunheda e Albergaria, numa extensão de 36 quilómetros, dois comboios e a construção de cinco cais de embarque na albufeira da barragem, implicará um investimento de 15 milhões de euros, adiantou o empresário.

O projecto será financiado em 10 milhões de euros pela EDP, sendo que os cinco milhões remanescentes serão aplicados pela Douro Azul e aguarda ainda pela obtenção de autorizações de exploração.


Esta aposta faz parte de um acordo tripartido entre a Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua (ADRVT), a EDP e a Douro Azul, para a exploração turística do Tua, e enquadra-se no plano de mobilidade para o mesmo, uma das contrapartidas para a construção da barragem do Tua.

Mário Ferreira explicou ao Negócios que este investimento implica a concretização de um sistema multimodal de transportes. Um autocarro turístico fará a ligação entre a antiga estação ferroviária do Tua e a barragem, a partir daí haverá uma ligação fluvial na albufeira da barragem e a partir daí a reabilitação do troço ferroviário entre Brunheda e Mirandela.

A barragem do Tua irá gerar, para a região um rendimento de 3% das receitas líquidas da central, que entrará em operação em 2017. Quando estiver em funcionamento, a barragem do Tua irá gerar 7600 GW hora num ano médio, o que representa 1,2% do consumo de Portugal.

Fonte: http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/turismo___lazer/detalhe/douro_azul_avanca_com_projecto_para_o_tua.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.