sexta-feira, 8 de julho de 2016

Torre de Moncorvo - 7º edição do Festival das Migas e do Peixe do Rio


A Associação de Comerciantes e Industriais de Moncorvo (ACIM), com o apoio da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo e Junta de Freguesia de Cabeça Boa, promove de 15 a 17 de Julho mais uma edição do Festival das Migas e do Peixe do Rio.

Esta é já a 7º edição deste festival que leva até à mesa de vários restaurantes, da vila de Torre de Moncorvo mas também dos tradicionais restaurantes da Foz do Sabor e Cabanas de Baixo, esta iguaria que são os peixes do rio fritos, em molho
de escabeche ou assados e as migas de peixe. Os visitantes podem apreciar este prato típico nos restaurantes Lameirinho, Primavera, Taberna do Carró, o Típico, as Piscinas, o Pingo e Bô-Café.

Em Torre de Moncorvo está situada a única Aldeia Piscatória de Trás-os-Montes, a Foz do Sabor. Aqui é frequente avistar os tradicionais barcos rabelos no rio Douro e Sabor atracados ou em plena atividade piscatória. Esta aldeia possui ainda várias famílias que vivem exclusivamente da pesca. Os pescadores saem logo de madrugada para se dedicarem à faina, no regresso entregam os peixes nos restaurantes e vendem os restantes à população local.

A iniciativa contará ainda com animação na Praia Fluvial da Foz do Sabor, nomeadamente com animação musical e provas do Campeonato Nacional de Motonáutica.

O Festival das Migas e do Peixe do Rio promove os pratos confecionados com os peixes do rio, a Praia Fluvial e a única aldeia piscatória de Trás-os-Montes.

Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, 6 de Julho de 2016

Luciana Raimundo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.