terça-feira, 16 de agosto de 2016

Sambade é a primeira aldeia 100% LED do país


Autarquia gastou 80 mil euros no projeto que agradou aos 450 habitantes.

Sambade é a primeira aldeia 100% LED do país

Freguesia de Sambade, no concelho de Alfândega da Fé, com a totalidade da iluminação pública em tecnologia LED 

A freguesia de Sambade, em Alfândega da Fé, ganhou uma nova luz e transformou-se na primeira aldeia daquele concelho com iluminação LED. Toda a iluminação pública foi substituída tendo sido trocadas 469 lâmpadas convencionais, num investimento que ronda os 80 mil euros, num projeto desenvolvido pela Câmara Municipal de Alfândega e Junta de Freguesia de Sambade, em parceria com a EDP. Para além da significativa poupança financeira, uma das preocupações da autarquia Alfandeguense também se prende com o meio ambiente já que as luminárias de tecnologia LED permitem uma redução das emissões de dióxido de carbono.

"Esta mudança é bastante positiva em vários aspetos, vai traduzir-se numa diminuição significativa da fatura energética, estimando-se uma redução de 61% na energia consumida e uma poupança financeira na ordem dos 4 mil euros anuais", explicou Ricardo Pimentel, Presidente da Junta de Freguesia de Sambade.


"Os habitantes - 450 permanentes – gostaram muito da mudança, a aldeia ficou mais bonita, é uma iluminação branca e não amarela como antigamente e conseguimos manter o mesmo nível de luminosidade", disse o autarca. Sambade junta-se, assim, a mais duas freguesias do distrito de Bragança amigas do ambiente ao estar totalmente equipada com a tecnologia LED. Este projeto vem na continuidade das preocupações ambientais do Município de Alfândega da Fé que, por exemplo, em 2015 deu início ao processo de reconversão da frota automóvel da Câmara Municipal com a aquisição de
três viaturas híbridas.

Fonte: http://www.cmjornal.pt/portugal/cidades/detalhe/sambade-e-a-primeira-aldeia-100-led-do-pais

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.