domingo, 18 de junho de 2017

III Encontro de História e Cultura Judaicas

NOTA DE IMPRENSA
III Encontro de História e Cultura Judaicas

Nos dias 23 e 24 de Junho a Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo recebe o III Encontro de História e Culturas Judaicas.
Um dos pontos altos será uma homenagem ao professor Adriano Vasco Rodrigues. Destaque no decorrer do programa para a apresentação dos livros “Pelourinho de Torre de Moncorvo – Projecto de reconstituição – Memória Descritiva e Justificativa” e “História e Cultura Judaicas – Homenagem ao Professor Adriano Vasco Rodrigues”.
Além de um espaço de debate e partilha de conhecimentos sobre esta temática, este encontro pretende dar a conhecer e valorizar o vasto espólio judaico existente no concelho.

Nota biográfica de Adriano Vasco Rodrigues

Adriano Vasco da Fonseca Rodrigues nasceu na Guarda a 4 de Maio de 1928 e é um arqueólogo e etnógrafo português que repartiu a sua carreira pela docência e investigação. Em 1956, licenciou-se em Ciências Históricas e Filosóficas na Universidade de Coimbra, fez o curso de Ciências Pedagógicas e fez cursos complementares de Língua e Cultura Espanhola na Universidade de Santiago de Compostela, onde mais tarde se especializa em História da Arte. Exerceu a docência nos três ramos do ensino: primário, secundário e superior. Adriano Vasco Rodrigues foi também Inspector Provincial Adjunto do Ensino em Angola, entre 1965 e 1969. Em 1980, foi deputado à Assembleia da República, nesse ano e no ano seguinte foi ainda nomeado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Conselheiro do Conselho das Comunidades Portuguesas. Foi director da Schola Europaea, na Bélgica, entre 1988 e 1996.
Muitas são as ações nas quais participou sobre a Presença Judaica em Portugal, entre elas foi fundador (sócio n.° 1), da Associação da Amizade e Relações Culturais Portugal-Israel (1979). Foi Presidente da Direção e é Presidente Honorário. Com sua Esposa está ligado ao nascimento do Museu Judaico de Belmonte e ao futuro Centro de Estudos Judaicos de Torre de Moncorvo, que terá como nome Centro de Estudos Judaicos Maria da Assunção Carqueja e Adriano Vasco Rodrigues.
Tem publicado diversas obras na área da história e arqueologia, onde se destacam também vários livros ligados ao judaísmo.

Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, 14 de Junho de 2017
Luciana Raimundo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.