quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Castelo de Montalegre vai entrar em obras

O castelo de Montalegre vai entrar em obras de requalificação. A fortificação vai ser alvo de uma intervenção arqueológica no âmbito da operação “Castelos a Norte”, cofinanciada pelo Programa Norte 2020, através do FEDER.
Considerado a sala de visitas de Montalegre, o imóvel, classificado como monumento nacional em 1910, dispõe de uma zona especial de protecção e tem estado fechado.
Até final de Agosto, irão também decorrer as operações de limpeza de vegetação no castelo de Monforte de Rio Livre, em Chaves, e no castelo de Outeiro, em Bragança, trabalhos que antecedem as intervenções previstas no âmbito da operação “Castelos a Norte”, um investimento de 2,3 milhões de euros a concretizar até final de 2019, que abrange, ainda, os castelos raianos de Mogadouro e Miranda do Douro.
O projecto de revitalização contempla acções de recuperação, divulgação e promoção turístico-cultural, com vista a “potenciar o usufruto dos monumentos pela população local e pelos turistas que acorrem à região cada vez em maior número”, anuncia, em comunicado, a Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN).
Fundados na Idade Média, no início da nacionalidade, os castelos “tiveram um papel importante na organização territorial e na protecção da fronteira nacional”, acrescenta o organismo, indicando que estas fortificações “com origem medieval foram objecto, ao longo dos séculos, de obras de manutenção e adaptação, nomeadamente à utilização de armas de fogo, a partir do século XVI, com a construção de fortificações abaluartadas”.
Segundo a DRCN, o conjunto de cinco castelos abrangidos pela operação Castelos a Norte “constituem um valor patrimonial, histórico e artístico relevante, tendo em consideração o ponto de vista da arquitectura militar, do património ou da sua própria história, que se confunde com a história de Portugal”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.